De: Teodósio Dias - "Cineclube do Porto - Ainda o Manifesto"
Após a resposta do Movimento pelo Cineclube do Porto, não quero abusar da paciência do Tiago nem dos leitores mas respondo ao artigo publicado em “A Baixa do Porto".
- 1. Sou o responsável pelo blog do Cineclube do Porto, mas o conteúdo é da responsabilidade da Direcção – falando em termos de imprensa escrita, sou o tipógrafo! Por favor, não me confundam, por favor, com uma caixa do correio nem com um moço de recados. Que eu saiba, o Cineclube do Porto ainda tem um endereço de mail – que figura no respectivo blog e uma caixa de correio no nº 5 da rua do Rosário.
- 2. Dei voltas e mais voltas na edição online do Grande Porto mas não encontrei o referido artigo – penso que uma digitalização do mesmo não infringia os direitos de autor e ajudaria a compreensão do assunto. A Presidente da Direcção do Cineclube do Porto é Brígida Velhote, mas existem outros directores.
- 3. Apesar do meu apelo em ser dado a conhecer as propostas concretas dos lideres do Movimento não há resposta em relação ao conteúdo. Porquê? Não têm ainda proposta? Considero urgente a divulgação da mesma pois não vale estar a convocar reuniões sem esta ser divulgada anteriormente.
- 4. À minha pergunta sobre os subscritores do Manifesto serem ou não sócios também não obtive dados concretos. Aprecio a preocupação sobre o funcionamento e a sobrevivência do Cineclube do Porto por pessoas exteriores à instituição. Mas francamente, ainda encontrei ninguém exterior aos Fenianos Portuenses, Ateneu Comercial do Porto ou ao Futebol Clube do Porto - outras tantas Instituições de Utilidade Pública - a peticionarem e a falarem no exterior dos problemas das mesmas.
Enquanto o Movimento não divulgar quais são as propostas concretas, enquanto não afirmar que os seus membros são sócios do Clube Português de Cinematografia, não aparece aos olhos dos sócios com credibilidade moral. Se existem instâncias internas, utilizem-nas. Se estão no exterior do Cineclube, digam-no. Neste momento, neste nevoeiro, só vejo palha! Caros Senhores sejam claros e concisos. Digam o que querem.
--
Nota de TAF: Cada edição do Grande Porto só está disponível online a partir da terça-feira. Nessa altura é possível consultar o PDF completo.