2011-05-29
- Câmara do Porto alega "interesse público" para encerramento: Mercado do Bom Sucesso de portas fechadas
- Fotogaleria do Público: Mercado do Bom Sucesso
- Câmara do Porto quer comprar Fluvial e admite desactivar piscina de Campanhã
- Metro: Segunda fase congelada. Falta de apoio público estrangula projecto, sugestão de Nélson Vidal
- Porto Forward: Promover o Porto e o Norte através de embaixadores
- Hasta Pública - Venda de vários Imóveis Municipais
- Legislativas 2011: Conheça os cabeças de lista pelo Porto
- Entrevistas aos cabeças de lista pelo círculo do Porto, sugestão de Pedro Rios
- Vandalismo por omissão, a minha crónica no JN
- Imagens de Serralves em Festa, sugestão de José Paulo Andrade: "Apesar de o tempo não ter colaborado, Serralves em Festa voltou a ser um sucesso, cheio de animação, música e outras actividades."
- Fotografias da Festa na Baixa'11, sugestão da Equipa de Produção Conservatório de Música do Porto
- Governo dá 400 milhões a Lisboa e 1 milhão ao Porto, sugestão de Nélson Vidal
- Vereadora responde à Es.Col.A
- Edição especial da revista Time Out - Porto For Visitors
- Réquiem pelo Mercado do Bom Sucesso - fotos de Carlos Romão
- Igreja quer devolver os Clérigos de “cara lavada” à cidade (com entrevista áudio)
- Eixo Atlântico contra "trapalhada" das portagens nas ex-SCUT - "O que esperamos é que no próximo Governo o ministro ou ministra que fique com a pasta seja uma pessoa com dois dedos de testa"
- Campanha do Banco Alimentar, sugestão de Pedro Figueiredo, doações online até 5 de Junho.
Depois do sucesso da primeira edição, a Associação de Cidadãos do Porto e a Porto24 estão a organizar um novo evento Cidades pela Retoma no Porto. Vai ser já nos próximos dias 3 e 9 de Junho (Sexta e Quinta-feiras), no Auditório do P.INC: Pólo de Indústrias Criativas – UPTEC.
2ª Conferência Cidades pela Retoma Porto
A segunda conferência Cidades pela Retoma no Porto é dedicada a projectos que estão a nascer na Cidade numa altura de grande crise e incerteza. Serão duas conversas em torno de projectos desafiadores, de natureza empresarial ou cívica, promovidos por cidadãos e pautados pela criatividade.
... Ler o resto na ACdP
Em última hora vos digo: hoje, 4ª feira 1 de Junho, o Mercado do Bom Sucesso vai continuar vivo e aberto, por ORDEM DO TRIBUNAL, após ter dado entrada uma Providência Cautelar interposta pela Associação de Mercados e Feiras do Norte, contra uma série de ilegalidades relativas à forma como tem decorrido o processo de “venda dos comerciantes nas suas próprias costas”, “negociação” (forçada) e falta de dignidade no seu tratamento...
E agora, Rui Rio, como te vais safar desta? A vergonha já é pública, agora... Mais uma, após a vergonha do Processo Bolhão... E o Dr. Paulinho das Feiras, a subir nas sondagens, campeão dos mercados e feiras? Graças à sua conivência na coligação PSD/CDS da Câmara que vende ao desbarato todo o património municipal, em vez de o gerir com benefício público... Nunca é de mais relembrar o acto bárbaro que foi este desmantelamento pelos próprios comerciantes a 31 de Maio... sob ordem e pressão do consórcio CMP/Eusébios...
O vereador Sampaio Pimentel, outro dia, ainda teve a lata de dizer ao JN que a CMP teria que ser ressarcida caso o processo de entrega do Mercado à Especulação viesse para trás... NUNCA na vida. Era só o que faltava. Em que país estamos, meus amigos d'A Baixa do Porto? A CMP a achar-se lesada como um qualquer parceiro privado num negócio?... Quando não cumpre o PDM, o RGEU, o diploma de classificação, toda e qualquer ética a qualquer nível, etc. A vida vai continuar para o bom Sucesso. É absolutamente necessário castigar nas urnas autárquicas os partidos PSD e CDS que venderam o Aleixo, o Palácio do Freixo, o Mercado do Bolhão, o Rivoli, o Pavilhão Rosa Mota, etc, etc... numa deriva que nem sequer é boa para o negócio privado. É ruína, é delapidadora de património, é anti-Portuense e anti-Popular, enfim...
... Ver imagens em PDF.
Uma pequena nota só para referir algo que foi apresentado em 2010 na Assembleia Municipal pelo cidadão Rui A. Costa Vieira no final da Assembleia de 15 de Março, membro da C.N.E, Comissão Nacional de Esterilizações, e que consistia numa "Petição Por uma campanha urgente e nacional de esterilização de cães e gatos".
"A política de abates maciços e indiscriminados como forma de luta contra o abandono e consequente existência de cães e gatos errantes, para além de profundamente cruel e chocante do ponto de vista ético, tem-se revelado ineficaz pois o número de animais abandonados, ou vivendo como tal, não pára de aumentar. A única forma de controlar a população de cães e gatos errantes é através de uma campanha intensa de esterilizações, de norte a sul do país, que incida em primeiro lugar sobre os animais negligenciados que procriam livremente e em segundo lugar sobre os animais de munícipes carenciados de forma a adequar o número de animais domésticos ao número de donos responsáveis existentes."
Eu não percebo grande coisa sobre este tema mas entre esterilizar ou deixar de dar de comer não faço ideia o que seja melhor. De qualquer forma parece-me que faz sentido tentar resolver algumas destas questões.
(Informação também disponível na Campo Aberto)
18-junho-2011 Visita ao complexo das 7 Fontes em Braga
Juntamente com o Movimento pela Salvaguarda das 7 Fontes vamos visitar esta obra de inestimável valor histórico, ambiental, cultural e arquitectónico, monumento nacional desde 2003, o Complexo das Sete Fontes em Braga no sábado 18 de Junho de 2011 da parte da manhã.
18-junho-2011 Encontro «Mercados Municipais, Agricultura Local Sustentável e Combate ao Desemprego»
Ainda no dia 18 de junho, mas da parte da tarde, a partir das 14.30, realiza-se no Auditório AF202 na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, no Porto o Encontro «Agricultura Local Sustentável, Combate ao Desemprego e Mercados Municipais». Objectivo: troca de experiências, informações e contactos com vista a fomentar o interesse pela e o desenvolvimento da agricultura local sustentável e sua comercialização na região do Porto (área metropolitana e municípios adjacentes/próximos); possibilidade de iniciar uma rede regional para a agricultura local sustentável.
22-junho-2011 Ciclo PDM – Sessão V
PDM vs Cidadania é o tema desta sessão do ciclo PDM que irá decorrer no dia 22 de Junho, no Clube Literário, pelas 21:15h. Neste debate pretende-se debater, entre outros temas, “Qual a importância da cidadania activa nas fases de concepção, implementação/execução, avaliação e revisão do PDM?”
Ainda em relação a este assunto, foi criada (não por mim) uma petição para protestar contra as medidas adoptadas pela Câmara Municipal do Porto.
Vânia Castro
--
Nota de TAF: Uma vigília contra proibição de dar comida a animais vadios
Apesar da Crise que como é evidente implica redução de despesas, Serralves Non Stop continuou, voltou a ser, a atracção no Norte, que não só no Porto. E havendo campanha eleitoral em curso, Serralves conseguiu uma vez mais ser Serralves, e atrair imensas pessoas, famílias inteiras, novos, velhos, todos estiveram em Serralves, pela Cultura, com a Cultura. E até numa altura em que as pessoas estão - todas - demasiado maldispostas com o estado do Estado do País, e com todas as dificuldades por todos nós a ser sentidas, e apesar de se não vislumbrarem grandes alternativas, estivemos bem em Serralves.
Conseguiu-se estar a ouvir e ver um pouco de tudo, música da mais variada, circo, diversões várias, aproveitar os belos jardins e visitar a exposição no Museu, ver imensas crianças a brincar livremente sem terem de estar agarradas às playstations. E até a chuva que foi caindo de quando em quando e fez a diferença, e até mostrou que quando queremos sabemos ter iniciativas: à saída para além de pipocas, açúcar em algodão, publicidades diversas, havia quem vendesse guarda-chuvas. A PSP fez uma fiscalização muito oportuna de presença, muito conseguida, muito "presente". Afinal temos bons polícias - ninguém duvidava a não ser por vezes os próprios - sabendo bem actuar, sem se queixar que faltava alguma "coisa" - pistolas, automóveis, fardas -, a Prosegur esteve também bem presente, e nestas alturas a sensação de se "estar seguro" é muito importante, e foi muito bem conseguida.
Estão todos em Serralves de parabéns: o Presidente Luís Braga da Cruz, a Directora Geral Odete Patrício, o Director do Museu João Fernandes - que andava incansável sempre de um lado para o outro -, e todos, todos desde colaboradores efectivos a voluntários, que fizerem ser Serralves o que mais uma vez foi neste último fim-de-semana de Maio de 2011. Parabéns a todos e obrigado e esperemos que dentro de um ano, haja mais. E que o País esteja mais esperançoso e mais determinado do que está hoje.
Augusto Küttner de Magalhães
--
Nota de TAF:
- "Serralves em Festa": As imagens de dois dias de cultura non-stop
- "Serralves em Festa": Cultura, movimento, magia e muita alegria familiar
- Quase 100 mil pessoas visitaram o Serralves em Festa
O site do Porto forward® > Movimento de promoção do Porto e Norte já está online em www.Portoforward.com. E continuaremos activos no facebook em facebook.com/Portoforward, com o objectivo de recrutar "embaixadores" que promovam o Porto e Norte, e angariem turistas e visitantes para o São João, com o lema "Aproveitando um fim de semana prolongado (23 a 26 Junho), e a coincidência com a maior festa do ano como mote (São João), criámos um movimento viral de atracção de pessoas ao Porto e Norte. Vamos a isso? Colaboras?"
Para ajudar na promoção, abaixo estão os links para download de postais virtuais (em português, espanhol e inglês) para enviarem aos vossos contactos, e incentivá-los ao importante: vir, e visitar o Porto e Norte.
- Porto forward > Postais virtuais: um, dois, três.
- Porto forward > Postales virtuales: um, dois, três.
- Porto forward > Virtual postcards: um, dois, três.
Patricia Soares da Costa
Porto forward® > Movimento de promoção do Porto e Norte - facebook.com/Portoforward - twitter.com/Portoforward
Dr. Rio:
Não perca tempo a fiscalizar as obras da Boavista (já está tudo pronto prós seus popós e benefício dos moradores e utentes que ADORAM não conseguir circular - a pé ou de carro -, ter cruzamentos sem visibilidade, etc., etc,). Não gaste tempo a receber candidatos a PM, durante as horas de serviço – pagas pelos contribuintes. Deixe agir quem o faz em tempo, de graça – ao contrário de si -, e com resultados!
É tempo de crise e de trabalho!
Deixe trabalhar quem quer!
Desta, 26 de Maio de 2011, coube ao próprio Comissário deste Ciclo de Conferências ser o Orador, algo de que o próprio pediu desculpa, dado poder parecer um abuso das sua posição, o que de facto não foi. Uma vez que Artur Castro Neves tem vastos conhecimentos sobre sociologia a sua formação e sobre os audiovisuais, por grande experiência de vida e até por ter estado durante um ano na RTP. O moderador Nuno Morais Sarmento, pessoa também muito conhecedora nesta áreas, chegou depois da conferência ter começado, e fez um bom comentário ao que o orador disse.