2011-05-22

De: Es.Col.A. da Fontinha - "Carta Aberta"

Submetido por taf em Sexta, 2011-05-27 03:56

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto
Exma. Senhora Vereadora do Conhecimento e Coesão Social
Exmo. Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Santo Ildefonso

Portuenses e demais população

A Es.Col.A do Alto da Fontinha, Espaço Colectivo Autogestionado, constitui-se por um grupo informal de cidadãos que tem por objectivo devolver à comunidade o espaço da antiga Escola Primária do Alto da Fontinha, no Porto, se não como escola, como espaço de oficinas, leitura, convívio e lazer. A Es.Col.A pretende ser um espaço autónomo, livre e não comercial, aberto a diferentes iniciativas, não discriminatórias. É um espaço livre de hierarquias, onde as decisões são tomadas através do consenso em assembleias regulares abertas a todos (tanto moradores do bairro como representantes institucionais) e cujas actividades não dependem de subsídios financeiros.

A ocupação levada a cabo no passado dia 10 de Abril não pretendeu de forma alguma usurpar o imóvel, nem tão pouco vandalizá-lo. Pretende, sim, restituir-lhe funcionalidade e inverter o processo de destruição de que vem sendo alvo, sendo prova disso mesmo a limpeza e recuperação do espaço levadas a cabo desde o primeiro momento. Em paralelo com intervenções de requalificação do imóvel (obras de restauro, pintura, limpeza do mato), as dinâmicas criadas desde o início com a comunidade circundante e os diversos apoiantes do projecto resultaram num horário de actividades que preenche todos os dias da semana. A Es.Col.A oferece apoio escolar, cinema, teatro, leitura, jantares populares, actividades seniores e oficinas de bicicletas e informática. Continuam a surgir novas actividades e voluntários.

... Ler o resto do texto aqui.

--
Anexo: Argumentação da Es.Col.A na Assembleia Municipal do Porto, na sessão de 16 de Maio passado.

--
Nota de TAF: sugiro "auto-gerido" em vez de "autogestionado"; existe "gerir", não existe "gestionar".

É-nos possível – Maio de 2011 e até 3 de Julho – visitar no Edifício EDP, na Avenida da Boavista a Fundação EDP onde está patente a Exposição: Cintilações de Cruz Filipe. O espaço é novo e agradável, onde nos é possível ver pinturas de contemplação, com ausência – propositada - de pessoas, mas com a presença de Mar, Agua, Oceanos, Céu (Natureza) e fica-nos espaço de reflexão, muito bom. Entrada gratuita, vale ser visitada.

E, apesar de continuarmos neste nosso País, aos mais diversos níveis a viver em “quintais em feudos que se fecham sobre si próprios”, a Fundação EDP tem vindo – exemplarmente, dado que a Cultura é essencial, sempre - ininterruptamente a colaborar com a Fundação de Serralves e com a Casa da Música, na Cultura. Sendo que, sem ninguém ter de perder a sua identidade e individualidade, o seu espaço, o seu carisma, a sua diferença, quanto mais abertos “estes quintais se fizerem entre si”, neste nosso país tão pequeno, e tão de costas voltadas entre nós, por certo grandes quintas não isoladas aparecerão, e será bem melhor.

Parabéns à Fundação EDP, a Cruz Filipe, por estas magníficas pinturas e já agora à Casa da Música, sem dúvida um belíssimo espaço cultural e musical aqui no Norte, aqui no País e já agora em especial a Serralves pelo 8º Non Stop, já no sábado e domingo últimos de Maio (28 e 29). Serralves continua a ser Serralves, e apesar da Crise ainda defende e bem o espaço cultural que faz a boa diferença aqui no Porto, no País, no Mundo. Quando temos “coisas” boas não temos de ter vergonha de as bem defender, e o inverso também, bem assumir e melhor corrigir!

Augusto Küttner de Magalhães

De: TAF - "Alguns apontadores"

Submetido por taf em Quinta, 2011-05-26 01:29

- A Avenida Nun’Álvares
- Via Nun’Álvares: Câmara aprova adjudicação do projecto de loteamento e urbanização
- Protesto e Proposta: O futuro do Mercado do Bom Sucesso, sugestão da ACdPorto
- Palácio de Cristal: Obras arrancam no último trimestre do ano
- Fusão Porto-Gaia: Ideia agrada a Miguel Cadilhe
- A história secreta
- Encha o depósito do carro... mas em grande estilo
- Festejos do S. João dão mote ao movimento Porto Forward para promover a cidade e o Norte
- Nova-iorquino vive numa casa diferente todas as semanas - Interessante. Ninguém quer fazer isso cá em Portugal, realizando a reportagem para ir publicando na net?

- Visitas ao Sea Life ("turismo político")
- 28ª Tertúlia, Volumes e Formas - Arquitectura, hoje, 21h30, sugestão do Palácio das Artes - Fábrica de Talentos
- Começa uma "maratona" de animação cultural
- Encontro de Juventude do Porto, 27 e 28 de Maio no Edifício Transparente, sugestão da Fundação Porto Social e de Vítor Silva
- Serralves em Festa: 8.ª edição começa no Aeroporto
- XXI da Feira de Minerais, Pedras Preciosas e Fósseis - Reitoria da Universidade, 27 a 29 de Maio, sugestão do Gabinete do Antigo Estudante UPorto
- Feira do Livro do Porto arranca esta quinta-feira - Ontem a avenida estava uma verdadeira vergonha de desarrumação e de estacionamento automóvel irregular na placa central. Esperemos que tenha melhorado hoje.

--

Caro José Luís Costa, a situação é totalmente diferente quando se parte do zero e se pode recolher todo e qualquer animal que apareça à solta. Mas no caso do Porto nem sequer vejo vantagens em retirar todos os gatos do espaço público, por exemplo; constituem uma mais-valia para muitas zonas da cidade e até são um exemplo de limpeza para os humanos... (Já cães é diferente, porque são menos independentes e sentem falta de um dono.)

Em 2008:
"Rui Rio diz que caminho seguido por Sócrates (investimento público) é «errado» «Não é a política correcta, em termos de investimento público, fazê-los todos agora, todos em força, e secar o crédito às empresas», defendeu o autarca. «Por isso, sublinhou, «temos de ser muito selectivos, mas não me pergunte se hei-de fazer a linha A ou B, este investimento ou aquele». O vice-presidente do PSD criticou ainda o rumo que o Governo está a seguir, considerando que, com a actual política, o país não pode ter esperança."

Não olhes para o que digo, olha para o que faço:
"A requalificação do Pavilhão Rosa Mota resulta de uma parceria público-privada entre a Câmara do Porto, a Associação Empresarial de Portugal (AEP), a Parque Expo, o Pavilhão Atlântico e o Coliseu do Porto. Está prevista a construção de 4 volumes no exterior: um restaurante, uma torre para descarga de gases, um espaço para conferências de menor dimensão e o pavilhão de congressos para 1.200 pessoas. O projecto corresponde a um investimento total de 19 milhões de euros, suportados pela autarquia através de um empréstimo bancário (10 milhões de euros), pelo Quadro de Referência Estratégica Nacional (cerca de 6 milhões) e pelo consórcio adjudicatário (3 milhões)."

Portas contra a espiral de PPP:
"Ao procurar sintetizar as prioridades de manifesto com mais de 140 medidas «importantes», Paulo Portas frisou que um governo CDS «travará a espiral das PPP»."

Portas encontra-se com Rio: Será que Portas vai pedir a Rio para travar as PPP no Porto? Claro que não. Votem nestes 2 e depois queixem-se.

PS: António, não está esquecido. E terei que escrever antes de 5 de Junho.

Caros Amig@s,

Vimos informar-vos que no dia 31, terça, a Câmara vai encerrar o Mercado do Bom Sucesso. Para esse dia estamos a convocar uma concentração dentro do Mercado em solidariedade com quem vai ter de abandonar esse espaço de trabalho, que foi seu, em alguns casos por duas ou mais décadas.

Notem, pf, que esta é uma nova data, uma vez que o fecho já não se fará a 25 como inicialmente anunciado - os contratos de ocupação são válidos e estão pagos até ao final do mês. Durante a hora do almoço, de tarde, à saída do trabalho, contamos convosco. Estaremos lá das 14 até às 17 horas.

Até breve,
--
Movimento Bom Sucesso Vivo

De: José Luís Costa - "Animais errantes"

Submetido por taf em Quarta, 2011-05-25 23:04

Aproveitando a discussão em torno do assunto da alimentação dos animais errantes levantada pela circular da câmara do Porto, gostaria de informar que na Holanda é estritamente proibido alimentar os ditos animais. As coimas aplicadas são elevadas. A mim preocupa-me muito mais a falta de fiscalização dos animais perigosos a circular livremente.

Cumprimentos,
José Luís Costa

De: Victor Sousa - "Animais errantes"

Submetido por taf em Terça, 2011-05-24 21:50

Aproveitando este espaço sempre activo, e de elevada audiência, permito-me contribuir para o tema, deixando aqui uma exortação aos "próceres" da autarquia. Voltemos às práticas dos anos 30, distribuindo pelas autoridades o “bolo” com que alimentavam (e aniquilavam) os animais. Assim, já não morriam à fome. Afinal que tipo de gente governa a cidade?

--
Cumprimentos
Victor Sousa

--
Nota de TAF: Veja-se o número enorme de comentários, todos críticos, que este assunto suscitou no site da Câmara. É que além das questões éticas e de respeito pelos animais, esta sugestão da autarquia demonstra uma enorme incompetência técnica. Há boas práticas solidamente estabelecidas neste campo, e divergem de forma drástica desta barbaridade.

De: Vânia Castro - "Matem-se os bichos à fome"

Submetido por taf em Terça, 2011-05-24 14:28

Acerca deste comunicado da CMP: Campanha de controlo de animais errantes

Acho lamentável que ao invés de se investir numa acção de esterilização dos animais de rua, se incentive a população a "dar-lhes fome". Assim, em vez do "espectáculo" de termos imensos abandonados nas ruas, poderemos assistir a esse maravilhoso espectáculo de os ver tísicos e a morrer pelos cantos à fome...

Isto é que é o pelouro do ambiente da Câmara do Porto?? Onde chegámos... O Sr. Rui Rio que tanto se apregoa como um homem de ética acima de qualquer dúvida, acha isto bem? Concorda com isto? Eu digo melhor, vamos dar fome aos políticos. Também eles andam errantes... para que os havemos de sustentar?

Cumprimentos,
Vânia Castro

De: TAF - "Impressionante!"

Submetido por taf em Segunda, 2011-05-23 15:39

Talvez sinal do mesmo fenómeno, a fusão de Porto, Gaia e Matosinhos soma adeptos (via Associação Comercial do Porto). Nada que me espante.

PS: A CMP lançou hoje o novo site oficial de turismo do Porto, com o endereço www.visitporto.travel. É favor corrigirem o DNS, recorrendo por exemplo a esta ferramenta, porque está mal configurado e causa problemas no acesso. Aliás tal como o de cm-porto.pt...

De: Miguel Barbot - "Mário Navega"

Submetido por taf em Segunda, 2011-05-23 14:55

Sobre este post do Ricardo Fernandes, recomendo o seguinte trabalho:

- Fábricas fantasma.

--
Miguel Barbot

Logotipo

Foi criado um movimento viral para promoção do Porto e Norte com o objectivo de atrair turistas e visitantes propondo-lhes um city break: aproveitando a coincidência de um fim de semana prolongado em Portugal e Espanha, com a maior festa do ano - o São João (23 a 26 de Junho).

Queremos aproveitar essa feliz coincidência de feriados em Portugal e Espanha: sendo um fim de semana prolongado, sabemos de antemão que todos planearão umas mini-férias, por isso vamos "apontá-los" para o Porto e Norte, usando como mote o São João. É um projecto pessoal que não conta (pelo menos até agora!) com nenhum tipo de apoio, a não ser com a boa vontade e muitas horas de trabalho de alguns fãs do Porto e Norte. Precisamos por isso da contribuição de todos para a viralidade do movimento. Podem participar:

  • como EMBAIXADOR > qualquer pessoa disposta a promover o movimento, e o Porto e Norte.
  • como GERADOR > Proponde-se organizar actividades nesta data, que trataremos de promover

Este é um call to action:

  • à divulgação deste movimento entre os vossos contactos
  • e à angariação de turistas e visitantes de qualquer nacionalidade.

Obrigada a todos, e mais informações em portoforward.com, facebook.com/Portoforward, twitter.com/Portoforward (e muitas mais chegarão brevemente - em português, espanhol e inglês).

--
Um projecto Heartspitality® > Criado por PatriciaSoaresdaCosta.com > Activado por MojoBrands®

De: TAF - "Hoje, na Ribeira"

Submetido por taf em Domingo, 2011-05-22 23:50

Ribeira