2009-04-19

De: TAF - "Jantar e apontadores"

Submetido por taf em Sábado, 2009-04-25 18:39

Agradeço a todos os parabéns que me endereçaram pelos 5 anos d'A Baixa do Porto, sabendo-se que eles não são devidos a mim pessoalmente, mas a todos os participantes.

Ontem ao jantar estivemos 17 pessoas, mais duas que se juntaram um pouco mais tarde. Entre os presentes permitam-me destacar Joaquim Branco, ex-Administrador Executivo da Porto Vivo, e Elisa Ferreira, candidata à CMP. Recebi mensagens muito simpáticas de outras pessoas de todos os quadrantes políticos que não puderam participar. A máquina fotográfica está para reparação e por isso não pude recolher imagens para publicar aqui. Fica apenas o testemunho de uma noite muito agradável, informal e cordial, oportunidade para intensa discussão construtiva.

---

- Regionalização: Região Norte pode ser "exemplo" para o resto do país
- "Inner City" quer rejuvenescer seis "lugares efémeros" da cidade
- Rui Moreira reeleito para novo mandato na Associação Comercial
- 80 viagens perdidas por falta de civismo
- JMP quer que partidos definam as suas posições sobre a futura gestão do Sá Carneiro
- 35 Anos de Abril: A "outra" revolução no Porto
- Rui Rio recandidata-se à Câmara Municipal do Porto
- "O Porto em Primeiro"
- Rui Rio vai cumprir mandato até ao fim caso seja reeleito

As comemorações do 25 de Abril na CMP:
- Versão da Câmara - Evocar cravos sem esquecer os espinhos
- Versão do Público - Belmiro de Azevedo gostava de ver o centro histórico do Porto a competir com Gaia
- Versão do JN - 'Justiça não pode continuar como está'

De: Diogo Pinheiro - "Parabéns Porto.TAF"

Submetido por taf em Sábado, 2009-04-25 18:37

Viva,

Queria dar os Parabéns ao TAF. É um orgulho para mim ver um espaço de discussão sobre o Porto, como Portuense e Portuenses todos devemos ajudar e discutir sobre a nossa cidade. Todos pensamos que a cidade tem potencialidades para mais, vamos fazer por isso.

Obrigado e mais uma vez Parabéns.

De: SSRU - "Parabéns e Longevidade"

Submetido por taf em Sábado, 2009-04-25 18:28

A "Baixa do Porto" tem sido uma das mais privilegiadas fontes de inspiração, um farol sempre presente nas nossas opções de travessia desta tempestade que é viver e comungar como cidadãos, na magnífica Cidade do Porto. Um bem haja ao Tiago Azevedo Fernandes e à "Baixa do Porto" os desejos de uma vida longa.

Da equipa SSRU.

De: Gabriel Silva - "Parabéns"

Submetido por taf em Sexta, 2009-04-24 19:11

Parabéns ao TAF e aos demais colaboradores d'A Baixa do Porto pelos 5 anos do melhor espaço público de discussão sobre a nossa cidade.

Abraço,
Gabriel Silva

De: José Maria Montenegro - "Parabéns"

Submetido por taf em Sexta, 2009-04-24 18:42

Muitos parabéns a todos os que fazem a Baixa do Porto, especialmente ao TAF.

Abraços,
José Maria Montenegro

De: André Gomes - "Parabéns"

Submetido por taf em Sexta, 2009-04-24 18:39

Parabéns então à Baixa, ao Tiago e, sobretudo, ao Porto. Habituei-me a visitar este espaço pela necessidade de ver discutida a situação da cidade que tanto gosto.

Infelizmente não vou conseguir marcar presença no jantar pois estarei em viagem para Madrid, uma cidade podia servir de exemplo para o Porto em muitos aspectos.

De: Alexandre Burmester - "Ainda é uma criança mas lá chegará..."

Submetido por taf em Sexta, 2009-04-24 17:32

O Blog “A Baixa do Porto” tem existido pela atitude, perseverança e espírito de sacrifício (tenho a certeza que muito) do Tiago, mas também se deve a todos aqueles que a mantêm activa e que a usam para participar nos assuntos quer da cidade como também da própria região. Tem sido sem qualquer dúvida um lugar de crítica à gestão que se tem feito do espaço em que vivemos, mas também e principalmente de sugestões construtivas. Não é à toa que daqui já partiram opiniões que geraram movimentos e pressões para resolução de muitas questões. Isto também já entendeu o poder e os media que usam o Blog.

Durar 5 anos e continuar nesta actividade bem viva de discutir com seriedade estas questões é motivo sem dúvida de orgulho, mas deve-se sobretudo à forma como o Blog existe, a sua abertura e a sua gestão. Parabéns ao Tiago e a todos os que por cá andam. Como ainda não sei se conseguirei estar presente no jantar, fica desde logo um abraço aos presentes.

Nota ao Nuno Quental:
A iluminação da cidade do Porto é da responsabilidade da EDP, fique por isso a saber que quando como projectistas queremos escolher um candeeiro para colocar na via pública, só o podemos fazer se for de uma determinada marca, neste caso da Shreder. Vá-se lá saber porquê, se calhar é como com os semáforos, se calhar é como as guias dos passeios, se calhar tem a ver com o assunto debatido ontem na Assembleia da República.

Alexandre Burmester

De: Raquel Pinheiro - "Parabéns"

Submetido por taf em Sexta, 2009-04-24 17:31

Parabéns ao A Baixa do Porto e também a si, Tiago. Obrigada por ter criado e mantido activo este espaço.

Raquel Pinheiro

De: Pedro Lessa - "Parabéns Baixa"

Submetido por taf em Sexta, 2009-04-24 16:02

Parabéns ao Baixa e, especialmente, ao Tiago. Obrigado pela oportunidade, pela disponibilidade e por tudo.

Lamentavelmente, não vou poder participar na comemoração, por manifesta falta de tempo, à qual desejo que seja um sucesso.

Um bem-haja, Tiago.

Cumprimentos,
Pedro Santos Lessa
pedrolessa@a2mais.com

De: Luís Proença - "Parabéns!"

Submetido por taf em Sexta, 2009-04-24 15:55

Parabéns Baixa!
Parabéns Tiago!

Luís Proença
pensarparanhos@blogspot.com
pensarparanhos.blogspot.com

De: F. Rocha Antunes - "Parabéns Baixa"

Submetido por taf em Sexta, 2009-04-24 15:47

Caro Tiago,

Obrigado pela perseverança e pela abertura de espírito com que geres o blogue. Conseguiste o mais difícil, que foi transformar A Baixa do Porto numa autêntica tertúlia virtual, um espaço de cidadania activa na linha da grande tradição de apreço pela liberdade que é marca do Porto. Venham daí os próximos 5 anos.

Abraço,
Francisco Rocha Antunes
Gestor de Promoção Imobiliária

--
Nota de TAF: este blog é exemplo de uma obra verdadeiramente colectiva, na qual o trabalho do fundador/moderador é apenas uma das muitas contribuições de todos os participantes, que criam o conteúdo sem o qual nada disto faria sentido. :-)

Em 2007, quando estive envolvido na elaboração do Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT), a minha equipa sugeriu, como acção para optimizar o serviço ao turista, a disponibilização de informação ao longo da visita através de portais de internet móvel.

Évora começou a dar os primeiros passos nesse sentido: "Através do Guia Turístico de Évora no Telemóvel o turista irá obter informações relativamente aos monumentos, museus e pontos de interesse da cidade, poderá realizar vários roteiros temáticos acedendo ao seu itinerário e aos conteúdos de cada uma das atracções, aos locais onde comer, onde ficar, às animações turística, nocturna e cultural, aos diferentes tipos de comércio, aos eventos e ainda a diversos serviços públicos que poderá encontrar em Évora, através da criação online de circuitos turísticos, e à potenciação do conteúdo turístico."

Esta iniciativa não só permite a potenciação do conteúdo turístico, como promove o aumento dos gastos dos turistas (via maiores estadias e maiores gastos diários). Com a vantagem de apresentar um custo relativamente reduzido, até porque pode gerar receitas próprias. Fica a sugestão para a Porto e Norte, ERT e para a CMPorto (e CMGaia, etc.).

Se alguém quiser debater esta ou outras iniciativas para o Turismo da região, o TAF poderá disponibilizar os meus contactos.

Pedro Menezes Simões

Começando por elogiar as extraordinárias qualidades e competências, sob todos os aspectos, em que se desenrolou ontem a sessão dos “Olhares cruzados sobre o Porto” no Salão Árabe do Palácio da Bolsa, em que se debateu a perspectiva do Norte sobre a regionalização, deixo duas considerações:

1. Já sobre o tema da existência de elites nortenhas tinha referido a importância de outros meios de comunicação na difusão de ideias e no influenciar de decisões. Daí o estar a escrever neste muito credível blogue que tanto tem feito pela Cidade do Porto nos últimos anos.

Com uma tão gritante falta de conteúdos que leva equipas de filmagem a qualquer evento onde esteja presente um jogador de futebol (ainda ontem visualizei ridículas imagens de responsáveis de um clube de Lisboa à porta de uma garagem, sobre assuntos que afinal não são assuntos), lamento a não presença dos canais do Norte num debate tão dinâmico, inteligente e formativo. Se lhes disser que parecia um “Prós e Contras”, para muito melhor, já sentem remorsos do vosso alheamento. Em quase tudo, a oferta é que cria a procura. Comecem, pf, por mostrar estes eventos para depois analisarem se têm audiências ou não.

2. Não tendo tido ontem oportunidade de intervir, saúdo e aqui aceito o repto do Prof.º António Nogueira Leite sobre o conceder ao Norte o papel experimental de uma região piloto.

Afinal, relativamente a um pequeno activo situado nesta região, e para o qual foi lançado o desafio da sua gestão autónoma, também a Região Norte disse sim. Mas ainda não nos foi concedido esse desiderato… Será que, estrategicamente, temos de começar por dizer não, não queremos, para depois nos entregarem? Porque nós somos competentes, como quase tudo o que temos gerido no Norte o é, e somos bem capazes de o fazer com sucesso.

A minha resposta ao desafio é sim. Mas, já agora, podem começar por entregar o Aeroporto, já em 2009, para se avaliar da nossa capacidade para depois ficar com a experimentação da região.

José Ferraz Alves
ACdP

De: José Silva - "Novo desafio"

Submetido por taf em Sexta, 2009-04-24 15:24

Comemorar 5 anos de blogue é motivo de satisfação e orgulho. Endereço desde já os meus parabéns ao Tiago por este sucesso e à originalidade da Baixa do Porto. É também tempo de perspectivar o futuro. Assim, lanço um novo desafio ao TAF. A Baixa do Porto agregou diversos opinadores sobre a cidade do Porto, melhorando a participação cívica dos cidadãos e alertando para questões subestimadas pelo poder político. O desafio novo seria conseguir agregar diversas associações, pertinentes para o desenvolvimento da cidadania, de natureza não partidária, de forma a que em todos os temas relevantes para o futuro colectivo do Porto e AM, todas elas se pronunciem. Refiro-me concretamente a:

Como alcançar isto, não sei. Confio na «engenharia» do Tiago para atingir este fim. Espero que em 2014 estejamos com o Tiago a comemorar duplamente, os 10 anos de Baixa do Porto e os 5 anos de novos projectos.

Sobre o Metro, no Norteamos: Como ligar o metro na Marginal à cota alta: Soluções para bairros de Lordelo do Ouro, Miragaia / Alfândega e Rua D.Pedro V / Bom Sucesso

De: Nuno Quental - "A descaracterização da cidade"

Submetido por taf em Sexta, 2009-04-24 14:53

Tenho de dar os parabéns à CMP pela rápida resposta. Não posso é deixar de discordar dela. É que já percorri a rua Guerra Junqueiro à noite e deparei-me com outro facto curioso. Grande parte dos novos candeeiros, os tais que vieram substituir os belos lampiões para dar mais luz, iluminam – pasme-se – não o chão, mas a copa das árvores!

E agora? Que resposta pode existir para isto? Eu acho que sei qual é. Na verdade, não deve ter havido grandes estudos. Se os houve, peço à CMP que os mostre, porque não consigo entender o porquê de colocar os candeeiros acima da copa das árvores e iluminar directamente... as folhas, ensombrando o chão.

Resultado? De facto, como muitas das árvores são pequenas, em alguns troços a rua ganhou luz. Perdeu beleza, mas ganhou luz (sim, e ninguém me explicou por que não é possível melhorar os lampiões antigos, de modo a fornecerem a mesma luz que os novos candeeiros...). Noutros troços, a situação piorou, porque com todos os seus defeitos, os lampiões eram relativamente baixos, logo iluminavam sobretudo os passeios, e não as árvores.

Se o nosso saudoso Fernando Pessa estive entre nós, seguramente se sairia com o famoso “e esta hein”?

Cumprimentos
Nuno Quental

-----
From: Conta institucional da DMVP [mailto:dmvp@cm-porto.pt]
Sent: sexta-feira, 24 de Abril de 2009 10:13

De: Paula Morais - "Parabéns Baixa"

Submetido por taf em Sexta, 2009-04-24 10:18

Parabéns Baixa e muito obrigada Tiago por manter vivo este local!

Paula Morais, Arquitecta

De: TAF - "Apontadores"

Submetido por taf em Sexta, 2009-04-24 08:53

De: TAF - "1, 2, 3, 4, ..."

Submetido por taf em Sexta, 2009-04-24 01:10


5

Mais logo: jantar às 20:00, na Travessa do Bonjardim.
Dúvidas de última hora: 91-663.03.96.


De: José Ferraz Alves - "Privatização de Aeroportos"

Submetido por taf em Quinta, 2009-04-23 14:08

A Universidade Lusófona do Porto promoveu no dia 21 de Abril de 2009 uma Conferência denominada “Approaches to the Privatization of Airports", na qual foi conferencista o Prof. Doutor Romano Pagliari da Universidade de Cranfield. A sua apresentação é remetida em anexo, pelo que não a vou, naturalmente, repetir por transcrição de ideias.

Mas, claro, que o melhor exemplo é o de Manchester, propriedade da “Câmara Municipal” local... Em nome da ACdP, apresentei a nossa proposta de parceria público privada auto-regulada, de acordo com o modelo de negócio social criado pelo Prof. Muhammad Yunus, tendo o Prof. Pagliari apresentado o exemplo de Vancouver como tradutor do mesmo objectivo. A esse propósito, o Dr. Luís Fonseca de Almeida, Presidente do INAC – Instituto Nacional de Aviação Civil (Autoridade Aeronáutica Nacional e Regulador) e Presidente Eleito em exercício da CEAC - Conferência Europeia da Aviação Civil, deixou transparecer alguns desses “nossos” conceitos na alteração do modelo de regulação, a apresentar em breve.

Não posso deixar de registar que o Dr. Luís Fonseca de Almeida nasceu no Porto. E que percebeu que esta conferência, com esta apresentação, só se pode realizar neste local e data por estar integrada numa reunião mais vasta a nível europeu, na Alfândega do Porto. E de me revoltar por um movimento tão unânime do Norte e Centro de Portugal, com nados no Porto tão bem colocados em posição de decisão, não ter ainda recolhido qualquer resposta por parte do Governo Nacional. Fazem-me lembrar umas palavras do Prof. Muhammad Yunus: “Não promover nada para além do regime assalariado é terrivelmente limitado. Ver apenas o homem como um ser que procura apenas um ordenado é uma concepção muito limitada do ser humano. É uma forma de escravidão”.

Já agora, existe um Curso de Ciências Aeronáuticas na Universidade Lusófona. O seu responsável é comandante de aviões… sendo que nos vamos esquecendo que faz algum sentido ter quem perceba de voos a gerir aeroportos. E, também, que os trabalhadores da indústria de aeroportos, cerca de 2.000 (?), representados por uma pessoa, que fez a melhor intervenção da tarde, também são actores deste processo.

José Ferraz Alves
ACdP

De: TAF - "Hoje"

Submetido por taf em Quinta, 2009-04-23 09:56
1 - 20 / 34.
Seguinte › Fim »