2009-01-18
Celebração na Igreja de S. Paulo do Viso (estamos no Ano Paulino) presidida por D. Manuel Clemente,
com inauguração da mais recente escultura da Ana: S. Paulo em ferro, com 2,15m.
A Câmara do Porto apresentou na sexta feira, dia 23, o "Programa Preliminar" para a reabilitação do mercado do Bolhão. O documento completo está disponível no blog da Plataforma.
O programa apresenta aspectos interessantes mas há uma questão fundamental que me deixa muito preocupado: não há qualquer garantia da Câmara para os comerciantes do interior do Bolhão, ao contrário do que acontece com os do exterior. Estamos a falar de pessoas, algumas delas com 60, 70 e 80 anos de idade, que deviam merecer o maior respeito e consideração por parte dos responsáveis autárquicos. São gerações inteiras de Bolhão que sem dúvida constituem um património humano importante da cidade, e que continuam na incerteza do futuro, com o precário estatuto de "ocupantes" das suas bancas, apesar de pagarem todos os meses a sua renda.
É preciso não esquecer que se o Bolhão não tem condições de salubridade e higiene, a culpa é única e exclusivamente da autarquia, ou seja, dos vários executivos que por lá passaram nos últimos anos, e não dos comerciantes que nada podem fazer para inverter esta situação. Os consumidores "exigentes", de que o vereador Lino Ferreira tanto fala, não querem um Bolhão "gourmet"... Querem um Bolhão "à Porto"! E é por ele que vão continuar a batalhar.
Um dos mais recentes protegidos do clube de Bilderberg interiorizou rapidamente o estatuto e mordomias da "superclasse". A anterior conversa do rigor e da frugalidade que se lixe. Aliás, isso é coisa de "lixeiros". Esses sim é que devem ser frugais e ter salários baixos. Entretanto, a pandilha que obrigou Sócrates a salvar-lhes as fortunas queimadas no Casino Royal BPP já se prepara para o atirar borda fora. A política é um espectáculo! :->
António Alves
- Rui Rio defende consenso para necessidade de referendo sobre a regionalização
- "Paulo Rangel disse que o melhor era centralizar em tempo de crise." (com depoimentos áudio)
- Regionalização: Marcelo e Paulo Rangel contra em altura de crise, António Costa diz ser "boa oportunidade"
- A reportagem da SIC (vídeo)
- Crise condiciona regionalização
- Regionalização debatida no Porto
- Qimonda, maior exportador nacional, abre processo de falência (na Alemanha, para já...)
- Presidente da Qimonda diz que processo de insolvência visa reestruturar grupo tecnológico
- Qimonda abre falência - é urgente um plano anti-catástrofe no Ave
- Multinacional Qimonda declarou falência na Alemanha (com vídeo)
- Centrosolar mantém confiança na joint-venture solar portuguesa com a Qimonda Solar
- Falência da Qimonda: Uma oportunidade para mudar o modelo de desenvolvimento a Norte
- Profitable DRAM Players Now Extinct
- Parque Oriental vai tentar recriar um pedaço do paraíso perdido
- Zona desportiva remata Parque da Cidade e Arquitecto rejeita maniqueísmos face à construção na frente urbana
- Energia: Iberdrola vai investir 1.700 ME na construção de quatro barragens em Portugal
Vários sites activos sobre o Porto:
- - Agenda do Porto (cuidado com as janelas "pop-up")
- - O Porto Cool
- - Porto Hoje
- - Guia Sentido
- - Bares do Porto
- Sábado (amanhã), 10:00, um ano de luta pelo Bolhão
PS:
- Apresentado programa preliminar para a reabilitação do Mercado do Bolhão
- Bolhão: Câmara do Porto aposta num "novo" mercado com restaurantes e animação
- Rui Rio defende necessidade de consenso que conduza a um referendo sobre a Regionalização (com vídeos)
- Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa e Paulo Rangel debatem Regionalização (hoje)
- 4ª Reunião da Associação de Cidadãos do Porto (também hoje)
- "O que a aprendi com a Arquitectura?", por Eduardo Souto Moura (também hoje)
(E eu que não vou poder ir a nenhum dos eventos...)
- Cultura - sugestão de Teófilo M.
- Em prisão domiciliária
- Morreu o pintor portuense Jaime Isidoro
- Nova associação quer Bolhão gerido pela Câmara
- Núcleo rural do Parque da Cidade espera novos inquilinos
- Na Rua do Freixo receia-se que um dia a antiga fábrica Mário Navega venha abaixo
- Novo Site do Museu do Carro Eléctrico - sugestão de Rui Saraiva
Recebi mais alguns mails com divulgação de eventos, mas infelizmente não consigo arranjar tempo para os ler a todos e destacar alguns para divulgação.
A propósito do post sobre a demolição do Cinema do Terço recebi no meu blog a seguinte resposta.
"Olá,
É com agrado que leio a sua mensagem/observação. Realmente o CINEMA DO TERÇO foi encerrado no dia 30 de Abril de 2003. Fechámo-lo porque dava muito prejuízo, e estava a levar à falência a Instituição, sua proprietária, o INSTITUTO PROFISSIONAL DO TERÇO, que esteve para ser fechado em 30 de Março de 2003 sem que ninguém desse por isso. Ninguém se interrogou que seria feito dos 59 educandos que alberga. A imprensa não fez essa divulgação. Mas um grupo de pessoas de bem pelas crianças tomou conta da Instituição, zelou pelas crianças, e ao ver a ruptura em que se encontrava o cinema decidiu, e bem, pelo seu encerramento. Foi arrasado, e para sua informação, nesse mesmo lugar, vai nascer ainda este ano um PARQUE DE ESTACIONAMENTO E UM PAVILHÃO DESPORTIVO, para garante do sustento dos 65 jovens dos quatro aos vinte anos. que a Instituição alberga, cuida e educa, sem qualquer pagamento, porque não têm apoio familiar, e provêm de famílias desestruturadas, e muito pobres.
Mais uma vez o INSTITUTO PROFISSIONAL DO TERÇO vai devolver à cidade do Porto mais um espaço de lazer, em que os portuenses se sentirão orgulhosos de terem um pavilhão de desportos moderno, e a vida voltará ao Marquês, onde poderão voltar a namorar, porque vai ter espaço suficiente para os seus lazeres, mas desta vez em forma de desporto. Convido-o a visitar a Instituição, para ver que felizes estão as nossas crianças, e peço-lhe que se faça sócio da Instituição, para assim podermos ajudar ainda mais estas crianças. Pode ver o nosso site.
Obrigado,
José Maria Leitão
Secretário da Direcção do Instituto Profissional do Terço."
Não compreendo esta notícia. A meu ver, será uma duplicação de infraestruturas a poucos quilómetros de distância, uma vez que já existe um Observatório Astronómico em Vila Nova de Gaia, sito no Monte da Virgem, gerido pela Universidade do Porto, que teria espaço para eventos deste género e eventualmente criação de infraestruturas equivalentes.
Naturalmente, não estou dentro do projecto, e certamente vão existir alguns benefícios com este investimento mas, sinceramente, parece-me sair fora do âmbito a que se devia dedicar o Parque Biológico... Da notícia no Jornal de Notícias, aparenta abandonar-se o cunho tradicional do Parque Biológico (recuperação e apresentação dos eco-sistemas nativos da região), para um maior espectáculo e transformação em Jardim Zoológico. Posso estar enganado, mas o artigo parece transmitir essa ideia.
No seguimento desta crítica, aqui fica também um alerta para abrir com mais frequência o Observatório Prof. Manuel Barros à sociedade civil com eventos que capturem a imaginação dos estudantes do Grande Porto para o Espaço.
Finalmente, aproveito ainda para realçar que o Parque Biológico é uma valência do Grande Porto que me parece sub-aproveitada. Nomeadamente, por se encontrar fora do centro urbano e com péssimos acessos. A Metro do Porto e o poder político deviam encarar com urgência a construção de uma linha que servisse o troço Santo Ovídio - Vilar de Andorinho - Avintes, eventualmente com término no Parque Biológico. Creio que a utilização cresceria exponencialmente, e que seria uma mais-valia tremenda para uma melhor educação e consciência ambiental das populações do Grande Porto. Para além de se tornar um excelente programa de fim-de-semana.
Melhores cumprimentos,
Daniel Rodrigues
O TUP - Teatro Universitário do Porto apresenta: "Recuperados"
encenado por António Júlio
de 21 a 31 de Janeiro às 22h, na Fundação José Rodrigues
informações e reservas: 96 534 37 82 / tupporto@gmail.com
- Edifícios produzem 55% da poluição da cidade
- Porto já tem um Observatório de Sustentabilidade Energético-Ambiental
- Casa Certificada online a 30 de Janeiro
- Parque Biológico constrói cúpula para ver estrelas
- Ópera no Porto: Autarquia deve manifestar "profunda indignação" com declarações do ministro da Cultura - Rui Sá
- Teatro Nacional São João já está a precisar de obras de restauro urgentes
- Habitação: Fundo de Arrendamento da CGD tem um capital inicial de 30 milhões de euros
- Fusão entre Porto e Gaia com adeptos de várias áreas da sociedade (vídeo)
- Fusão entre Porto e Gaia: Oportunidade para uns, ideia sem futuro para outros
- Em tempos de crise, interessa dar atenção a recursos tantas vezes esquecidos - Portaria n.º 53/2009. D.R. n.º 13, Série I de 2009-01-20 "Autoriza, no período entre 15 de Janeiro e 15 de Fevereiro de 2009, o exercício da pesca com arte de ganchorra manobrada com sarilho, no rio Tejo" :-) Além dos rios, Portugal tem uma enorme Zona Económica Exclusiva no Atlântico que não aproveita devidamente.
Faltam pormenores, limpezas, retoques e os inquilinos poderão regressar a casa. Demorou um ano, tempo demais para uma obra desta envergadura. 3 habitações, uma delas fraccionada, 1 loja, 2 famílias, uma das quais com 3 jovens no agregado, e 1 proprietário com um prédio reabilitado que graças aos programas de apoio, co-suportados pela CMP e IHRU, rende para pagar o que nele investiu. E, assim, de Carlos Alberto para já é tudo, continuaremos os relatos de restauro na nossa cidade a partir do Centro Histórico logo que a chuva passe.
- Controlinveste inicia despedimento colectivo de 122 trabalhadores
- Aeroporto do Porto cresce 14% em 2008
- Consulta Pública Simplex 2009 - Eu trocaria de bom grado todo o Governo pela equipa do Simplex liderada por Maria Manuel Leitão Marques. O Simplex não resolve tudo (nem nada que se pareça) e tem um âmbito de actuação limitado, mas é um esforço honesto e eficaz de limpar muita da "tralha burocrática" que nos atormenta. Só falta mesmo livrar-nos do resto do Governo... ;-)
- Investimentos públicos e suas consequências - sugestão de Rui Rodrigues: "Olhando para o passado e pensando no futuro, os próximos investimentos públicos deveriam apostar sempre nos modos de transporte que menos energia consomem e que criam mais postos de trabalho que é o caso da Ferrovia e do sector Marítimo. É o que toda a Europa está a fazer. Infelizmente, o Governo português pretende fazer tudo ao contrário, investindo mais milhares de milhões de euros na rodovia, que é o modo de transporte mais caro e que tornará o país ainda mais dependente do petróleo."
- Crise, Globalização e Intervencionismo do Estado - debate transmitido via net esta noite às 21:30, com Rui Ramos e Pedro Adão e Silva, moderado por Carlos Magno e aberto por Pedro Passos Coelho, permitindo a participação do público. (Ver abaixo.)
Para fins académicos, pedimos por favor aos participantes do A Baixa do Porto que preencham este inquérito que visa apurar o papel do blogue na comunidade e na vida da cidade.
Atenciosamente,
Alice Barcellos
Catarina Vasconcelos
Joana Caldeira Martinho
--
Nota de TAF: Reforço o pedido de colaboração aos visitantes do blog. Eu próprio tenho interesse em conhecer mais tarde os resultados.
PS: Já agora, A Baixa do Porto também em Destak (pág. 2). :-)
- Famous Miguel Bombarda - Fotografias do dia de ontem em Miguel Bombarda - sugestão de José Paulo Andrade
- O Jardim do Marquês
- Se o Porto dos concertos mexe, a culpa também é deles
- Há ruas no centro do Porto com elevado risco de incêndio que só são acessíveis a pé
- Esta rua podia chamar-se "Rua da Poesia"
- Campanhã abandonada I
- Campanhã abandonada II
- Tribunal de Contas chumba novamente restruturação da dívida da CMP
- Vistoria detectou anomalias na obra dos molhes
- Menezes com «a maior das dúvidas» sobre a gestão autónoma do aeroporto
--
Nota - Nos últimos dias estive menos atento às notícias. Se houver alguma especialmente relevante para o Porto que me tenha escapado, agradeço indicação.
A agilização dos processos de desenvolvimento da cidade sob o ponto de vista do quotidiano, com a introdução de um carácter exigente, estratégico e multifuncional são as motivações para a segunda fase de trabalhos do grupo de trabalho 'Lugares Efémeros' – Inner City.
O texto completo das conclusões está aqui. À Baixa do Porto venho agradecer o espaço de divulgação; ao Tiago, em especial, o excepcional contributo, enquanto convidado. Fica a garantia que exploraremos ao máximo o produto do trabalho até agora realizado e que programaremos resultados concretos na cidade.