De: Pedro Leitão - "Apresentando... o (nosso) novo Bolhão"
Duas propostas em cima da mesa, duas visões para um novo Bolhão. É chegada a altura de iniciar a discussão de uma terceira, onde os cidadãos do Porto definirão o futuro que desejam para seu antigo mercado. Tal discussão, que se pretende alargada, poderá revelar-se importante no grau de exigência das negociações, permitindo ao júri do concurso conhecer a opinião daqueles a quem se destinará todo o projecto de revitalização do mercado. No fim de contas, será a aderência da população ao novo mercado que decidirá a sustentabilidade a médio-longo prazo do projecto.
Coloca-se perante o público o desafio de ver definidos os seus planos e ambições para tão fulcral órgão da Baixa, antes mesmo de escolherem, entre as propostas apresentadas, a de sua preferência. Convém assim levantar questões tão pertinentes como a vontade de ver transformado o mercado tradicional num grande supermercado com valências de shopping; ou ainda até que ponto deverão as intervenções, dentro e fora do edifício, sacrificar o tradicionalismo do mercado de modo a adaptá-lo às exigências de conforto dos novos consumidores.
Questões como estas poderão passar à margem das negociações se os cidadãos, por via dos seus representantes eleitos, não exigirem o cumprimento de certas condições que consideram essenciais para o bom acolhimento do futuro mercado pela população.
Pedro A. Leitão
p3_leitao@hotmail.com