De: Tiago Cortez - "Planos"
Estive a dar uma vista de olhos ao PNPOT e a um estudo do INE e reparei que o problema que se aplica ao Porto, e que igualmente dificulta o estudo da região do ponto e vista metropolitano, é o facto de a população se encontrar demasiado dispersa, coisa que não acontece por exemplo em Lisboa! Podemos dizer que temos casas a mais e pequenas demais!
Eu sinceramente acho que o Porto é uma cidade mal pensada, faltou por cá a mão do Marquês de Pombal, apesar de também por cá terem passado bons "urbanistas" como o Almada e o nobre presidente que abriu a Avenida da Boavista (que não sei quem foi) e as artérias rectas que acabam na Rotunda da Boavista!
Muita gente pensará que estas questões são secundárias, no entanto uma cidade tem de ser planeada pela base, ou seja: a planta, e só depois passar para o resto! O Porto nasceu como todas as cidades medievais, no entanto não se soube endireitar a devido tempo; a cidade expandiu-se ao sabor de cada um, uma autêntica anarquia urbanística!
Experimentem um passeio por Gondomar, se não se perderem 40 vezes no meio de hortas, prédios altos e baixos, casas, polidesportivos, fábricas, ruelas e avenidas sem saída, shoppings gigantescos! Eu já me perdi por lá, e o mais irónico é que me queria dirigir ao Estádio do Dragão, tinha contacto visual, mas não sabia como lá chegar!!!! Na minha opinião uma cidade com estas características não propicia uma vida com qualidade!
O Porto não precisa de intervenções pontuais (também precisa evidentemente), precisa de um plano de pormenor que abranja toda a região do actual Grande Porto! Concentremos a população, ganhemos qualidade de vida e uma cidade onde saiba bem viver! Alguém ouviu falar de um certo plano Razel (não sei se é assim que se escreve)?
P.S- Neste blog expomos opiniões, no entanto não é propriamente um local de debate! Eu gostava de dialogar e discutir o assunto! Bem, espero opiniões para abrir mais os meus horizontes, se para tal houver disponibilidade da parte de quem lê!