De: David Afonso - "Pollen - Exposição de Artes Plásticas na Rua das Flores"

Submetido por taf em Terça, 2006-10-03 10:48

Pollen

Tenho andado um pouco afastado das lides bloguísticas porque tenho dedicado todo o meu tempo suplementar à organização deste evento: Pollen - Exposição de Artes Plásticas. De algum modo, trata-se da continuação dos meus comentários, mas por outros meios. Cansado de dar opinião, resolvi, em colaboração com a minha mulher (Adriana Floret) e com alguns amigos, ensaiar algo que tivesse alguma repercussão no terreno.

A exposição terá lugar num edifício devoluto situado na rua das Flores, 61 (ao lado do Instituto da Juventude), que possui cerca de 600 m2 repartidos por três pisos, encontrando-se em excelente estado de conservação. O proprietário cedeu-nos gratuitamente o espaço para este efeito e em troca apenas pediu três coisas: 1) manutenção das condições de higiene e segurança do edifício durante o período do empréstimo; 2) divulgação do espaço e das suas potencialidades, dado que o pretende vender (mais informações aqui); 3) e um convite para a inauguração :).

O financiamento do projecto foi conseguido através do Programa de Apoio a Projectos Pontuais do Instituto das Artes, cujos resultados podem consultar aqui e aqui (atenção que a denominação original do projecto é "Antiga Papelaria Reis", dado que seria essa a localização primitiva do evento, e a entidade proponente é "Cristóvão Neto"). Os restantes apoios não-financeiros têm várias proveniências e foram pedidos conforme as necessidades específicas do projecto. A estes também há a acrescentar o trabalho em regime de quase voluntariado da Adriana, do Cristóvão Neto e restantes artistas plásticos.

Nesta exposição colectiva de arte contemporânea participam cinco artistas portugueses: Cristóvão Neto, Gilberto Reis, Rodrigo Tavarela Peixoto, Virgínia Mota e Frederico NS; e um convidado extra, o japonês, Hideshi Ide, que vem directamente de Nagoya para expor pela primeira vez em Portugal (por feliz coincidência decorre neste momento uma exposição de bonecos tradicionais japoneses na Casa do Infante e de gravura japonesa no CRAT, ou seja, a Baixa tem um pacote completo de cultura japonesa – da tradição à contemporaneidade - para oferecer). Para ficarem a conhecer melhor os artistas convido-vos a dar um salto ao pollen2006.blogspot.com.

A inauguração será no dia 7 de Outubro (sábado) a partir das 19:00 prolongando-se até às 22:00 (pelo menos) e TODOS os participantes deste blogue, ou seja, quem o escreve e quem o lê, devem-se considerar meus convidados especiais.

Estará aberta ao público em geral a partir do dia 8 de Outubro até 4 de Novembro com o seguinte horário: 3ª a 6ª e Domingos das 13:00 às 20:00 e Sábados das 10:00 às 20:00. Não se limitem a desejar boa sorte. Apareçam!

David Afonso
attalaia@gmail.com