De: Nuno Gomes Lopes - "As novas freguesias (e tecnologias) do Porto"
Deixo aqui uma outra (mais uma) forma de visualizar as mudanças verificadas pela Reorganização Administrativa Territorial Autárquica no concelho do Porto:
- Porto (sem mudanças)
- Bonfim
- Campanhã
- Paranhos
- Ramalde
- União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde
- União das freguesias de Cedofeita, St Ildefonso, Sé , Miragaia, S. Nicolau e Vitória
- União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos
Algumas notas:
- - esta reforma não dividiu ou 'reorganizou' freguesias, apenas agremiou freguesias, segundo um método de cálculo, com pouca ou nenhuma discussão;
- - podiam ter existido ajustes ao desenho das freguesias resultantes, para uma melhor perceção do território;
- - freguesias como a de Lomba (a sul do Douro mas pertencente ao concelho de Gondomar) podiam ter tido melhor destino do que continuar a pertencer a Gondomar.
Quanto ao mapeamento em si, foi feito no Open Street Map, o mapa mundial de acesso aberto, colaborativo. O mapa português é (infelizmente) muito pouco trabalhado. A divisão administrativa do país é apenas uma das áreas que mostra o (ainda) pouco interesse dos cibernautas portugueses por sistemas colaborativos e de código aberto. O TransportesPúblicos.pt, empresa da qual sou sócio, é um dos muitos projetos a nível mundial que utiliza o Open Street Map como base. Espero que o futuro traga sistemas de informação geográfica de livre acesso com qualidade e para todos.
E Boas Festas, que o Porto merece.