De: Cristina Santos - "Faltam 31 dias… porque não uma festa em homenagem a Rui Rio?"
Na minha opinião, os portuenses deviam vincar a sua diferenciação ética e moral das políticas de despesismo e compadrio que tomaram conta deste país, homenageando o autarca da nossa cidade, Dr. Rui Rio, um exemplo não só de edilidade, como de postura ética da defesa do bem público.
Obviamente que procedimentos de boa gestão não se apregoam, nem devem dar lugar a homenagens. Mas dada a situação nacional em que nos encontramos, um dos actos democráticos que nos resta é demonstrar publicamente o que nos agrada, fazer exclusiva referência ao que nos desagrada é alimentar a politiquice. Neste caso, está em causa demonstrar o agrado pelo princípio da responsabilidade financeira, que ainda não é uma regra de ouro nacional.
Salvaguardando a hipótese de a maioria não aderir à ideia de uma festa de homenagem, a uma réstia de política democrática que foi exemplificada no Porto, posição que respeito, gostaria de deixar desde já o meu singelo e público agradecimento. No último dia de mandato, e mesmo na eventualidade de estar desassossegada por ter vencido as eleições algum candidato que se opõe ao que de bom foi feito, (espero que não, que ao menos o Porto vença), não deixarei de erguer um copo e agradecer o esforço, a paciência e a competência de Rui Rio. Obrigado.