De: Pedro Figueiredo - "Branqueamento de coisas?"
As fotos têm 2 semanas. Agora o muro branqueou de todo e o cartaz com Menezes tem outra cara.
BRANQUEAMENTO DE PAREDES?: Não. Branqueamento de quem contesta, de quem se opõe em geral e de quem seja de esquerda em particular. Perseguir os pintores de um mural político, Comunistas, quase 40 anos depois do 25 de Abril, é o que parece. É contra a liberdade em geral. É Salazarismo em particular. Dirão sempre “-Só estamos a fazer cumprir a lei”, que é a mais velha desculpa do mundo. Mesmo ali ao lado, poluição visual “perfeitamente legal” mas em cartaz, só porque é cartaz (?) ou só porque é do PSD continua e ninguém perseguiu os “vândalos” que lá grafitaram esse “tag”… (ver foto). Quanto à poluição comercial em geral, também ninguém a branqueia nem repinta (JN e Metro Trindade). Continua em força. O capitalismo assim o dita.
BRANQUEAMENTO DE CANDIDATURAS?: Existe a forte hipótese de Luís Filipe não poder ser candidato? Nuno Cardoso, aparentemente sem apoiantes nem lista, poderia vir a “receber” uma transfusão de toda a candidatura de Luís Filipe para a sua em caso de não poder vir a ser candidato? Se os cartazes (ver foto) já branquearam a setinha laranja isso facilita essa possível transfusão? Ou é apenas a vergonha / negação / eleitoralismo de todos (mas todos) os candidatos autarcas do PSD que estão e estarão nestes tempos a fazer oposição a si próprios (ao PSD)? “Esquizofrenia”. Posso afirmar que é a maior inversão de opiniões de toda a história de Portugal, ou apenas o maior aproveitamento de que há memória destes tempos de negação de tudo o que a direita assinou e fez: memorandos, austeridade. Destruição?
BRANQUEAMENTO DE OUTRAS COISAS MAIS?: No Porto, há um ano atrás, PSD-CDS recusavam-se a baixar o IMI, carregando nesta austeridade, mas de forma selectiva. Isso foi “há 10 anos” - cada ano de troica vale por dez anos de atraso. Agora em 2013, a escassos longos 3 meses das eleições, veio este branqueamento - Rui Rio anuncia redução de 10% no imi no porto. Os vereadores da oposição parece que concordaram. Ainda estamos nesta fase da “ingenuidade política” apesar de já levarmos 12 penosos anos de Rui Rio? (…Votem no BE e não se arrependerão. Faço já aqui esta declaração de “coisas”.)