De: Tiago Grande - "O novo perfil transversal da Av. da Boavista"

Submetido por taf em Terça, 2013-06-18 23:58

Tenho reflectido bastante sobre as características do perfil que está a ser implementado no troço nascente da Av. da Boavista. Dada a complexidade do tema opto por deixar 5 críticas e um pequeno estudo prévio, espero que o debate se inicie. Nos países normais, as intervenções no espaço público estão sujeitas a um período alargado de discussão pública apoiado pela forte divulgação dos elementos do projeto.

Críticas:

1ª A Av. da Boavista é um eixo bastante fragmentado (especialmente o edificado); só um perfil consistentemente desenhado pode anular essa característica. Por que razão a solução adotada a poente nada tem a ver com a que está agora a ser adotada a nascente?

2ª Vivo junto à avenida, assisto diariamente à paragem de autocarros de turismo ao longo do passeio da Casa da Música. Vão ser muitos os veículos a ocuparem constantemente a pista ciclável (autocarros, cargas e descargas, etc), a segurança de quem utiliza a pista estará constantemente em risco.

3º Ao longo dos últimos anos o acesso existente ao estacionamento da Casa da Música tem funcionado sem problemas. A utilização do parque é pouco intensa. Não se percebe por que razão se continua a achar necessário fazer um acesso no eixo da avenida. A avenida é espaço público e o estacionamento é uma atividade comercial privada. Não existem motivos socialmente legitimados que tornem aceitável esta opção. É socialmente mais importante utilizar este espaço para aumentar o conforto ao peão, a arborização ou a segurança dos ciclistas.

4º A colocação dos ciclistas na cota da faixa de rodagem automóvel torna muito mais arriscada a utilização da pista por crianças e famílias. Relembro que, no Porto, a bicicleta é fortemente utilizada ao fim de semana. Aproveito ainda para lembrar que em cidades como Paris a bicicleta tem sido sistematicamente retirada da faixa de rodagem e colocada no espaço próprio à cota do passeio… e se possível protegida por uma linha de árvores.

5º O perfil da avenida é muito largo, o afastamento das árvores em relação à linha da fachada faz muito sentido. O peão e o cicilista podem ocupar um espaço claramente delimitado entre arborização e a fachada.

Peço-vos que não vejam a proposta que está em anexo como um produto acabado. Para mim ela é um ponto de partida… Um ponto de partida muito melhor do que o que está a ser feito. Por isso peço: RUI RIO, SUSPENDA O PROJECTO 15 DIAS, VAMOS FAZER MELHOR.

Avenida da Boavista

Avenida da Boavista

Avenida da Boavista