De: F. Rocha Antunes - "Teresa Troufa"
Cara Teresa Troufa
Para conseguir colocar um imóvel no mercado são necessárias duas coisas, que podem ser feitas de forma simplificada ou sofisticada, conforme a dimensão e relevância do próprio imóvel:
- - Determinar a posição relativa do imóvel no mercado
- - Divulgar a oferta no mercado
Esta sequência é importante porque só depois de se perceber a posição que o imóvel tem no mercado é que é útil divulgar a posição que se assume perante o mercado.
A Teresa ou tem um prédio ou tem 5 escritórios. Eu sei que parece a mesma coisa, mas não é. Se procura alguém que lhe arrende o prédio todo, tem de oferecer o prédio no seu conjunto, tem de perceber se existem muitos ou poucos prédios semelhantes no mercado e que tipo de pessoas ou empresas é que podem estar interessadas em arrendar um prédio inteiro. Em alternativa, a Teresa pode querer arrendar o prédio por fracções, e nesse caso tem de perceber quem pode estar interessado nisso, porque quem arrendar uma fracção não vai arrendar as outras todas. Com a indicação que fez de cada fracção ter casa de banho e kitchenette se calhar o espectro de pessoas que podem arrendar esse espaço é muito maior, sobretudo se as condições de habitabilidade forem boas.
Ou seja, primeiro tem de perceber qual é o produto que tem para colocar no mercado, e é aí que os mediadores imobiliários devem dar uma grande ajuda e justificar o valor que pedem de comissão: ajudar os clientes a posicionar o produto no mercado. Sugiro a consulta do site da APEMIP para ver quem está mais perto de si.
Quanto à divulgação, a forma mais eficiente é a presença em sites imobiliários. Em Portugal os mais relevantes são o bpiimobiliário, a casa sapo e o lar doce lar da CGD.
Se precisar de mais ajuda fica aqui o meu contacto: frocha.antunes@johnneild.pt
Ah, e se lê a Baixa já sabe que sou promotor imobiliário e não mediador imobiliário.
Francisco Rocha Antunes