De: Miguel Oliveira - "Sobre a Semana da Mobilidade"

Submetido por taf em Segunda, 2006-09-25 04:36

Foi com desagrado que registei o não alinhamento do Porto no dia europeu sem carros. Pior foi nem ter ouvido nenhuma proposta para melhorar a mobilidade na cidade. Podem-me confirmar isto?

Aqui em Lisboa houve algum folclore, um condicionamento a carros no Castelo (retardada a inauguração para esta data claramente), condicionamento de duas ruas que no total perfazem 300 metros se tanto, e um conjunto de estradas fechadas unicamente nesse dia. De qualquer modo houve mais apoio público a esta causa (do menos mal..)

A maior surpresa registou-se na sociedade civil porém, várias iniciativas a mais siginificativa foi um passeio de Belém ao Trancão numa tentativa de defender um corredor verde, e juntou 700 pessoas (eu incluido). A iniciativa foi um sucesso felizmente!

Queria deste modo saber várias coisas. Existem alguns planos (ou intenções) de ciclovias para a cidade? Se sim onde poderá haver? (Sei que na marginal há). Há trânsito condicionado em algumas ruas mais estreitas? Se justificará tal acção em algumas ruas/bairros na vossa opinião? (Tendo por exemplo o sistema usado nos bairros históricos de Lisboa). É muito grave o estacionamento em cima do passeio? A fiscalização é suficiente? Os autocarros da STCP, pelo que eu vi, são bastantes recentes, estão equipados com ar condicionado? As faixas BUS são suficientes?

Não sendo portuense, tendo um conhecimento insuficiente da cidade, poderão com certeza esclarecer melhor as minhas dúvidas, a mobilidade é um tema pouco debatido habitualmente, se exceptuarmos os duelos apaixonantes a "favor" e "contra" o Metro na Boavista. Ao menos estaremos todos de acordo com o metro para Gondomar..

Positivo mesmo só vejo o reatamento da linha do eléctrico... mas suponho que seja só útil para fins turísticos.

Como julgam que a mobilidade evoluiu este últimos anos? Que medidas ou acções julgam ser essenciais para esta melhorar e terem cada vez mais menos carros e melhor ambiente? Não oiço nenhum plano ou intenção do Presidente Rui Rio em relação a este assunto... posso estar enganado... mas parece-me grave.

O Porto se quer "acordar" da letargia como vejo muitos aqui dizerem (não concordo totalmente) tem que dar mais cartas em todas as áreas... E se os políticos não conseguem / não tem capacidade para fazer isso incito as pessoas a fazerem pressão para a cidade melhorar dia após dia. Um exemplo é este " blog de cidadania" e o seu papel na promoção de um Porto melhor.

Cumprimentos
Miguel Oliveira