De: F. Rocha Antunes - "SRU - porque subscrevi a carta aberta"

Submetido por taf em Segunda, 2013-05-27 02:08

Caros Tiago e Alexandre

Fui um dos subscritores da carta aberta ao Governo e a razão porque o fiz é simples: há um funcionário do IHRU que desde que assumiu a respetiva presidência que boicota tudo o que é proposto pela Porto Vivo: seja aprovar contas, seja assinar vendas, seja qualquer coisa que precise da assinatura de um accionista. Isso é a forma mais torpe de boicotar uma empresa.

A tua sugestão, Tiago, de arranjar investidores privados que suprissem a falha do Estado central já ocorreu a muita gente que se dispôs a investir do seu dinheiro para resolver o impasse. O problema é que no dia em que a Porto Vivo perdesse a natureza de empresa detida pelo Estado deixava de ter os poderes legais para organizar ela própria as operações de reabilitação, deixando por isso de ser um agente facilitador e potenciador do investimento.

Concordo que há imensas coisas a melhorar no funcionamento da Porto Vivo mas asfixiá-la lentamente não é a forma de resolver nenhum dos seus problemas. Permitir que uma qualquer motivação partidária possa ser a causa de um comportamento destes é o que juntou tanta gente, de Aureliano Veloso a Fernando Gomes (e não apenas os do costume) em volta desta carta aberta.

Abraço,
Francisco Rocha Antunes