De: José Carlos Marques - "Informação/Convite: Que Porto Queremos / 18 maio sábado 15:00"

Submetido por taf em Sexta, 2013-05-17 16:38

A associação Campo Aberto, num espírito de Agir em Convergência com outros cidadãos e outras associações, reúne em 18 de maio, sábado, às 15:00, um "conselho consultivo" informal no qual aguardamos a presença de alguns amigos, sócios ou não, que sabemos interessados em projetos comuns. Na sua sede, Rua de Sta Catarina, 730-2.º, no Porto. Que assuntos abordaremos?

Em primeiro lugar:
- os esforços para a reabilitação da escarpa do Douro desde o Freixo às Fontaínhas, que têm sido empreendidos pela associação AMO Portugal, e a preparação de um evento, previsto para sábado 6 de julho, com vista a reforçar as diligências para esse objetivo, em conjunto com outros cidadãos e associações

Em seguida:
- a possibilidade de elaborar um elenco de propostas e projetos para fazer da cidade uma melhor cidade, mais amiga dos cidadãos e com melhor qualidade

Esse elenco de ideias seria proposto às instituições que maior influência têm no futuro da cidade, incluindo a CMP, e também aos que aspiram a governá-la, ou seja, os diversos candidatos às próximas eleições autárquicas. Nesse elenco inserem-se temas como a mobilidade, o lugar da bicicleta, os direitos dos peões, os transportes, a estrutura verde com relevo para o parque da Cidade e sua possível extensão em direção à Circunvalação e para além dela, as hortas urbanas, a energia, a recuperação do centro histórico, e outros. Enquadram-se aqui igualmente algumas campanhas que têm vindo a ser preparadas ou desenvolvidas em convergência, desde 16 de junho de 2012, por cidadãos e associações.

Por fim:
- o governo tenciona alterar a Lei de Bases do Ambiente. É um assunto que não deixa indiferentes os cidadãos e as associações atentos. Que poderíamos fazer em conjunto para que daí resulte algo melhor e evitar algo pior?

Faremos ainda referência a um problema para o qual foi chamada a nossa atenção, relativo à necessidade de uma proteção eficaz de algumas espécies vulneráveis de flora em trechos do litoral na nossa área geográfica Noroeste. Será abordada em termos gerais uma campanha em preparação na Campo Aberto: Irrigue - dar de beber às árvores, no sentido de interessar os moradores na viabilização de árvores jovens recentemente plantadas em diversos locais, regando-as em especial durante o tempo quente. Outros assuntos poderão ser postos à consideração de todos pelos participantes.