De: Luís Chambel - "Pedido de apoio ao Musas"

Submetido por taf em Sexta, 2013-05-17 12:38

Viva!

O Musas, uma velha associação de bairro na Rua do Bonjardim, no Porto, prestes a fazer 70 anos em 2014, está em perigo, com tudo o que isso implica como ameaça para as suas atividades, em particular a prática desportiva do xadrez, a sua biblioteca aberta ao público, o seu interesse pela poesia, banda desenhada, fotografia, software livre, e a sua horta comunitária - a Quinta Musas da Fontinha. Três razões fundamentais são apontadas para uma ação de despejo pelos senhorios:

  • 1- Ter criado a horta comunitária em terreno não abrangido pelo arrendamento (o que o Musas contesta, com base documental), e ter sub-arrendado o espaço (o que é falso). Pelo contrário, o Musas valorizou a propriedade em causa.
  • 2- Não ter qualquer atividade desportiva e ser nessa condição o arrendamento do edifício sede do Musas (o que o Musas contesta), porque essa atividade é florescente.
  • 3- Ter construído uma casa para um sem-abrigo (o que o Musas contesta), pois apenas ajudou a reconstruir um velho barraco há muito existente e onde se acolhe há muitos anos um vizinho desprovido de outros bens.

O julgamento da ação de despejo do Musas finalmente tem data marcada, para 29 de outubro, às 09h15. Mais do que nunca o Musas precisa da união de todos e de reunir apoios. A única fonte do seu sustento são as quotas dos sócios, de valor livre e voluntário (a maioria pagando 1 euro por mês). De momento o Musas precisa de reunir 1000 euros para pagamento dos serviços da advogada. Por isso são bem vindos todos os apoios em dinheiro e todas as iniciativas para organizar concertos, jantares, leilões e todas as atividades possíveis e imaginárias. Novos sócios são igualmente muito bem vindos. A divulgação e multiplicação desta mensagem igualmente.

Ajudam a pensar em propostas? Entretanto, quem quiser (e puder) contribuir com alguma verba pode fazê-lo com uma transferência para o NIB 003501960001817403057. Convém mandar um mail a referir esse envio de dinheiro para se poder saber a sua origem e ir atualizando o montante angariado até à altura na página do facebook Espaço Musas, publicando os resultados. Pretende-se atingir, para já, uma verba de 1000 euros - o próximo pagamento à advogada, podendo ser o último ou não, dependendo de como as coisas possam decorrer em julgamento.

Abraços e obrigado.