De: Pedro Figueiredo - "Memória do Porto no 25 - o SAAL/Norte"
Texto retirado da cronologia "Livro Branco do SAAL 74-76”. Imagem: Operações SAAL no Porto em “O Processo SAAL e a Arquitectura no 25 de Abril de 1974” de José António Bandeirinha, Coimbra, Imprensa da Universidade, 2007.
- «- 25 Abril 74 – Golpe de Estado militar que derruba a ditadura fascista de Marcelo Caetano.
- - 1 maio 74 – Grande manifestação popular em todo o país. O Bairro Camarário de S. João de Deus, no Porto, manifesta-se junto ao Quartel-General e apresenta o seu caderno reivindicativo, o primeiro contra o regulamento camarário em vigor.
- - 28 maio 74 - Ocupações no Bairro S. João de Deus (Porto)
- - Junho 74 - O secretário de Estado da Habitação e Urbanismo do Iº Governo Provisório, arq.º Nuno Portas, estabelece por despacho interno o “Programa de Acções Prioritárias a considerar pelos Serviços do Fundo de Fomento à habitação”. Entre as várias “Acções Prioritárias” programadas é incluída a criação de um “Serviço de Apoio Ambulatório Local” (SAAL) dirigido a “estratos mais insolventes mas com organização interna que permita o seu imediato envolvimento em “auto-soluções”, com apoio estatal em terreno, infra-estrutura, técnica e financiamento”.
- - 30 novembro 74 - Manifestação dos moradores pobres contra as “subalugas” e pelo direito à habitação. Invasão da Câmara municipal do Porto e forçado o diálogo com a sua comissão administrativa.
- - 22 maio 75 - As instalações das minas de S. Pedro da Cova, encerradas desde 1969, são ocupadas pelos moradores da freguesia e antigos mineiros que formam o Centro Revolucionário Mineiro.
- - 14 janeiro 76 - Explode potente bomba nas instalações do SAAL/Norte, que ficam destruídas. Grande plenário na ESBAP.
- - 4 março 76 - Potente bomba destrói automóvel de um trabalhador do SAAL/Norte» (a saber: o Arq.º Alexandre Alves Costa)