De: Lurdes Lemos - "Pela realização da 83.ª Feira do Livro do Porto em Vila Nova de Gaia"
A recente notícia da suspensão da Feira do Livro este ano certamente não surpreendeu ninguém. As dificuldades nas negociações entre a APEL e Câmara Municipal do Porto são habituais pelo menos desde que Rui Rio decidiu deslocar o evento do Palácio de Cristal para a recém intervencionada Avenida dos Aliados.
Já em 2010 se falou da possibilidade de realizar a edição da Feira do Livro desse ano em Vila Nova de Gaia. Não será de reaproveitar agora essa ideia? Gaia já recebeu muitas instituições culturais portuenses que nos últimos dez anos encontraram dificuldades no relacionamento com a Câmara Municipal do Porto. Talvez valha a pena experimentar, e certamente que a passagem dos Aliados para Gaia não será tão perturbadora como a passagem do Palácio para os Aliados, a qual ditou a redução da escala do evento.
Gaia certamente acolherá esta manifestação cultural com algum agrado, e haverá melhor local para a sua realização do que junto ao Jardim do Morro? Vejamos bem... Na Avenida dos Aliados os pavilhões constituiam quatro filas organizando dois corredores paralelos interrompidos apenas pelo atravessamento rodoviário da Rua Dr. Magalhães Lemos. Suprimida esta interrupção, cada corredor tinha cerca de 260 metros de comprimento. Junto ao Jardim do Morro o troço pedonal da Avenida da República onde se situa a estação de metro tem uma extensão de cerca de 210 metros e uma largura superior à placa central da Avenida dos Aliados. Além disso, o espaço do jardim também tem condições para acolher parte do evento. Finalmente, as árvores de aquele local propiciam uma frescura e uma sombra que os Aliados não têm, para não falar da vista sobre o rio Douro.
Oxalá saiba a Câmara Municipal de Gaia aproveitar esta oportunidade!