De: David Afonso - "Mobilidade na cidade do Porto em debate na 2º tertúlia da APRUPP"
A Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património (APRUPP) vai organizar no próximo dia 13 de setembro, pelas 21.30h, na Garagem Comércio do Porto, um encontro sob o tema “Mobilidade no Centro Histórico: um obstáculo na devolução das famílias à Baixa?”.
A tertúlia pretende focar-se no tema da mobilidade urbana e a sua influência na atratividade da função habitacional, com especial enfoque nas famílias com filhos, e a sua implicação direta na regeneração do centro histórico e consequentemente dos seus edifícios. O evento conta com um painel composto por cidadãos, académicos, decisores e utentes de meios de transporte alternativos: Álvaro Costa (Professor FEUP, especialista em mobilidade), Gonçalo Gonçalves (Vereador Urbanismo e Mobilidade CMP), Ricardo Santos (profissional ativo, morador no centro histórico do Porto, com a família), Miguel Barbot (Ativista em prol das cidades, autor do blogue "1penoporto.wordpress.com") e Sílvia Magalhães (moderadora, APRUPP).
“Todas as pessoas se deslocam diariamente e, uma grande parte, várias vezes ao dia, logo a questão da mobilidade é sempre ponderada na opção pela localização da habitação e pela decisão de nos deslocarmos ou não a determinada zona. Em particular, queremos perceber a relação da mobilidade e do estacionamento com a função habitacional no centro histórico, se existe realmente essa relação e que peso tem na decisão de escolha da casa para comprar, arrendar, etc.; queremos também perceber se o centro histórico está “condenado” a viver apenas com determinado tipo perfil de moradores: idosos, jovens estudantes e trabalhadores, ou se podemos imaginar no futuro um cenário com famílias a repovoar o centro, a conseguir fazer as suas deslocações necessárias ao infantário, escola, trabalho, a partir de uma área central”, refere Sílvia Magalhães da APRUPP.
Esta tertúlia é já a segunda de um programa de tertúlias que está a ser organizado pela APRUPP e que se destinam ao público em geral. A iniciativa é de entrada livre.