De: Augusto Küttner de Magalhães - "Os iluminados!"
Sem dúvida que tem toda a razão quando diz e bem, que a Ponte D. Maria foi sendo deixada ao abandono. Total! Por certo todos nos lembramos que em dada altura "os iluminados" quiseram fazer uma travessia pedonal Porto-Gaia ou Gaia-Porto, e até se gastou dinheiro do erário publico (= a nosso) a fazer obras de conservação da referida ponte. Claro que muito merecidas, claro que muito necessárias.
Mas como o raio da Ponte D. Maria não fica ali na frente "fronteiriça" entre Gaia e Porto, fica "lá para trás", uma vez mais perdeu-se uma boa ideia, esqueceram-se de aproveitar o que de antigo, histórico e bom "ainda" temos. Algo que não é privilégio nosso do Porto, abandonaram-se cidades, Porto também e foi-se fazer novo nos subúrbios. Hoje está tudo a cair, o antigo nos Centros, o novo nos Subúrbios. É o que temos e o que somos! Não interessa recuperar, restaurar a nossa História. Interessa fazer novo, onde "dá mais nas vistas"! Por várias vezes, tem tempo, que já referi o que aqui e muito bem agora lembra o José Ferraz Alves. Mas ninguém liga.
Talvez fosse de se vender a Ponte D. Maria aos chineses, como são quem hoje tem dinheiro, são quem hoje a pode pagar e pode ser que queiram juntá-la à história milenar chinesa, e nós ficamos com mais uns trocos... Talvez para fazer mais pontes na que chamam Zona Ribeirinha Gaia-Porto, mas - assim, e mesmo que não para nós - a Ponte D. Maria não se perde, não cai. Que acham?