De: João Medina - "Proposta: A linha do Cerco do Porto"
Em Boston existe a “Freedom Trail” ou o “Percurso da Liberdade” que consiste numa linha vermelha (em tijolo) que percorre a Cidade e une vários pontos relacionados com a história da independência dos Estados Unidos.
Inspirado neste exemplo, creio que seria bastante interessante que o Porto pudesse assinalar um dos momentos altos da história da cidade (e do país), marcando de forma semelhante o Percurso do Cerco do Porto (a que o nome “Percurso da Liberdade” também se poderá aplicar perfeitamente).
Com base em cartografia da época, este percurso poderia assinalar as principais linhas de defesa da cidade durante o Cerco do Porto, passando por pontos que, hoje em dia, são memórias quase esquecidas. São exemplos disso (por ordem aleatória) as baterias de Lordelo, da Ramada Alta, do Telégrafo, da Aguardente, do Bonfim, da China, de D. Pedro, de D. Maria, etc., ou os fortes da Glória, São Brás, ou Campanhã.
Mais do que um elemento turístico (algumas destas zonas encontram-se algo descaracterizadas), este Percurso será uma forma de memória e de homenagem à Cidade Invicta. Atendendo à simplicidade da obra, não creio que os custos envolvidos possam, por si só, inibir a concretização desta proposta.
João Medina