De: Augusto Küttner de Magalhães - "S. João na Fábrica Social"
Mais um ano em que é possível ainda, até 30 de Junho - ver a Cascata de S. João, na Fábrica Social, Fundação Escultor José Rodrigues, no Porto. Pouco se fala destas cascatas, já com vários anos feitas por Joaquim Correia, que em 2011, ganhou o Concurso Cascatas Municipais 2011, organizado pela C. M. Porto.
A Fábrica Social fica perto de uma Escola que foi há pouco tempo excessivamente mediatizada por ter sido alvo - indevido - de uma ocupação, e posterior necessária desocupação. Estas notícias são - desnecessariamente - demasiado mediáticas! Quanto à cascata, uma vez mais está de parabéns Joaquim Correia, que só pelo que fez já ganhou, mais que não seja, a estima de quem foi lá ver. E fez uma excelente replica da Ponte Luís I, povoada por motivos alegóricos às festas de S. João. Em simultâneo e no mesmo espaço quatro cascatas feitas por alunos de escolas, que estão abertas à nossa votação, como visitantes.
No caminho para orientação perguntámos a uns jovens que estavam (vivem?) próximo, se estávamos no percurso correcto, e com um ar de não me incomodem, a resposta foi: Não faço a mínima! Talvez seja um sinal de que até os jovens devem mudar, para melhor, em tudo... até na educação base, ou não!
Espera-se que Joaquim Correia ainda durante muitos e muitos queira continuar a fazer estas Cascatas Sanjoaninas, que por certo deveriam ser expostas em local mais central, de melhor acesso, mais no "meio" da cidade, por exemplo: na Rotunda da Boavista, na Foz, na Ribeira, esperemos, um espaço mais apropriado - sem bem que nada há contra a Fábrica Social, mas não é de muito fácil acesso, e até quem está junto "não liga"! - com dúvidas, que consiga um melhor espaço... mas!