De: Vítor Silva - "Antes e Agora: Centro Histórico do Porto"
No dia 9 de Junho de 2012 (sábado), pelas 9.00h, decorrerá a visita Antes e Agora: Centro Histórico do Porto. O preço para sócios da Campo Aberto é de 5 euros, para não sócios é de 8 euros. Se não é sócio e se se inscrever simultaneamente como sócio pode já usufruir da tarifa de sócio. Inscrições aqui. A visita será orientada pela Engª Margarida Guimarães* que gentilmente acedeu ao convite da Campo Aberto e nos dará a conhecer algumas das intervenções de reabilitação urbana que têm vindo a ser desenvolvidas pela Porto Vivo, SRU- Sociedade de Reabilitação Urbana da Baixa Portuense.
Programa (consultar mapa do percurso):
- 9.00h - Sede da Campo Aberto (apresentação do percurso a realizar e perspetiva de "O Antes")
- 9.45h - Palácio das Cardosas
- 10.00h - Quarteirão das Cardosas (visita a obra em curso); - Quarteirão do Corpo da Guarda (já reabilitado, com uma possível entrada numa das habitações); - Quarteirões do Morro da Sé (passando pelo exterior dos edifícios e falando das intervenções que compõem o“Programa de Ação para a Regeneração Urbana do Morro da Sé_CH.1”, como sendo a unidade de alojamento turístico, residência de estudantes, intervenção no espaço público, ampliação do lar da 3ª idade, e edifícios destinados ao programa de realojamentos)
- 12.30h - Largo S. Domingos (para uma breve referência ao Programa de Ação para a Reabilitação Urbana Mouzinho/Flores_CH.2”).
* Maria Margarida da Silva Mesquita Guimarães, licenciada em engenharia civil pela Universidade do Porto, ligada à reabilitação urbana do Centro Histórico do Porto desde 1975 e a exercer funções de técnica Superior na Câmara Municipal desde 1983. Acompanhou e foi responsável de diversos projetos e obras no âmbito da operação de renovação urbana do CRUARB/CMP, chegando a assumir o cargo de Dirigente. A partir de Jan/2007, em comissão de serviço, passou para a Porto Vivo, Sociedade de Reabilitação Urbana onde exerce as funções de coordenadora do Gabinete de Monotorização do Centro Histórico do Porto e colabora com o gabinete de operações especiais no âmbito dos programas de ação para a regeneração urbana, apoiadas pela Medidas de Parcerias para a Regeneração Urbana (PRU) da Operação Norte.2. Colaborou na elaboração do Plano de Gestão enviado ao IGESPAR e à UNESCO em 2009.