De: Pedro Figueiredo - "O grau 200 da participação cidadã"
Continuam a realizar-se os “passeios JN pelo Porto”, aos últimos domingos de cada mês, passeios magnificamente guiados pelo Germano Silva. Este aqui relatado foi em Campanhã e muito se aprende ouvindo Germano Silva. Foi uma autêntica missa protestante, com Germano como Pregador (aos peixes…). Nas imagens:
- A Praça da Corujeira, espelho da degradação do espaço público desta “zona Oriental”… excluída do glamour e pseudo-glamour do “West Side”, sempre o preferido da CMP laranja…
- Os bairros do Falcão e do Monte da Bela, a provar que os edifícios com os materiais à vista se revelam bem mais expressivos que outros que conhecemos: Betão, Pedra, Tijolo e Madeira… também a provar a feliz ideia da CMP – incluída na renovação das fachadas dos bairros – que é a execução das obras de fecho das entradas e caixas de escada exteriores dos bairros sociais… faz sentido, dada a devassa da entrada a que os inquilinos nestas situações estão sujeitos.
- Impressionante foi o número de pessoas – cerca de 200 – que acabou por participar nesta “autêntica acção de Cidadania” que é “Conhecermos a nossa cidade”… ”Mestre Germano não dura para sempre. Portuenses, aproveitai a sua sabedoria!”
... Ver resto do texto e imagens em PDF.
--
Nota de TAF: Este texto estava pendente para publicação há já algum tempo (atrasei-me...), mas não perdeu actualidade.