De: Vítor Silva - "Atividades da Campo Aberto em Maio"
Com os dias cada vez maiores a atividade da Campo Aberto também aumenta.
9-maio – Repensar a Relação Criança/Natureza Brincadeiras de Antes e de Agora / Projeto Mil Escolas Ciclo Pedagogia Ecológica
Nesta primeira sessão, a Dr.ª Celeste Silva, autora de uma tese de mestrado em Ciências da Educação sobre a transmissão da herança cultural de pais para filhos no domínio das brincadeiras, sobretudo em meio rural, apresentará as linhas mestras desse trabalho sobre BRINCADEIRAS DE ANTES E DE AGORA.
16-maio – O Som e o Ser com Inês Soares
Uma sessão com Inês Soares, em que são abordadas atitudes perante o som e o ser, diferentes forma de respirar, de relaxar, de sentir e transmitir a vibração do som.
19-maio – Jardins do Porto – Palácio, Casa Tait – Ciclo II: visita
Jardins da Cidade do Porto – Ciclo II (Jardins do Palácio, Jardim Casa Tait)
Convidados para orientar a visita: Dra. Isabel Moreira e Prof. Rubim de Almeida (docente e investigador da Universidade do Porto – CIBIO & Dept. de Biologia)
23-maio – Lançamento do livro Verdes Anos – História do Ecologismo em Portugal 1947-2011, de Luís Humberto Teixeira, apresentado pelo Autor e por José Carlos Marques
A apresentação pelo Autor de um livro (único na matéria até agora) que traça a história em Portugal dos movimentos e ideias ecológicas, de 1947 a 2011, com relevo para a intervenção institucional e parlamentar, desde o recente PAN (Partido dos Animais e da Natureza), passando antes pelo MPT (Movimento Partido da Terra) e antes ainda pelo PEV (Partido Ecologista Os Verdes), além de algumas outras, menos conhecidas.
26 e 27-maio – Douro Internacional / Alto Douro, Flora e Fauna, Observação de Aves
A Campo Aberto programou para 26-27 de maio (sábado-domingo), sob orientação dos Professores Antonio Crespi e Paulo Travassos, da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, uma visita ao Douro Internacional, incluindo Centro de Valorização do Burro de Miranda (Atenor, Sendim), cidade de Miranda do Douro, passeio de barco e observação de pássaros nas Arribas do Douro em Miranda, passeio pedestre à Faia da Água Alta e Peredo dos Castelhanos (Lamoso, Mogadouro), e passeio pedestre ao Penedo Durão, em Freixo-de-Espada-à-Cinta, com conclusão na antiga estação de Barca d´Alva.
Vitor Silva
Campo Aberto