De: Luís Bandera - "Porto sem Sentido!"
Cada vez que fujo da cidade do Porto, mais orgulho tenho nela!
Excelente exposição geográfica, casco urbano singular, pontos focais tão distintos na cidade, áreas tão diferentes e autênticas.. Espaços históricos e sociais tão profundos...
Sinto no mesmo universo paralelo um desgosto tão grande, quando vejo as pessoas da minha cidade, sem vontades. Cada dia é mais um dia. Não para a cidade, mas para as pessoas que habitam nela. Sem ambição e sem sonhos, a maior degradação não é dos edifícios... que figuram moribundos, é das pessoas que já deles não lhes interessa.
Perdoem o tom, por favor, mas a maior degradação é da mentalidade das nossas gentes, que encara a vida como uma rotina sem sentido. Sem se aperceberem que os cantos e recantos podem ser muito mais do que espaços de passagem, mas de paragem e reunião com amigos e família.
O Porto tem vindo a arrasar o miolo de vários edifícios históricos, transformando-os em luxuosos apartamentos iguais a tantos outros na periferia. Será que ainda não se percebeu que quem for habitar a Baixa deverá aceitar novos conceitos de habitação... como lofts por exemplo?
A mentalidade deverá ser reabilitada.
Um abraço ao Porto.
Luis Bandera