De: Vítor Silva - "Debate sobre Reorganização Administrativa do Porto – CDS"
Representando o CDS/Porto, o prof. Mário Negrão foi o convidado da 2ª sessão sobre a reorganização administrativa no Porto que se realizou na freguesia de Lordelo do Ouro no passado dia 13 de Março numa organização da Associação de Cidadãos do Porto. A próxima sessão será no próximo dia 20 de Março na Casa da Cultura de Paranhos, Largo do Campo Lindo, n.º 7, às 21.30 com a presença do Vereador Pedro Carvalho em representação do PCP.
Também no CDS, à semelhança do BE, ainda se está na fase de definição interna da proposta a apresentar na Assembleia Municipal sobre o novo mapa de freguesias. Ficaram no entanto como indicações gerais para o desenvolvimento da proposta do CDS a necessidade de ter atenção a questões históricas, de se ficar com freguesias com dimensões equilibradas e o eventual acompanhamento de alguns eixos viários importantes (Av. Boavista / Rua da Boavista; Av. Fernão de Magalhães) na definição das fronteiras das freguesias.
Foi de qualquer forma confirmado que o CDS apresentará uma proposta (que não terá de ser necessariamente consensualizada previamente com o PSD) de forma a garantir que este processo não é no limite decidido por entidades externas à cidade. Referindo que esta reorganização é uma imposição da troika, ainda assim Mário Negrão salientou que o CDS considera que esta reorganização pode ser uma boa oportunidade para libertar pessoas e recursos nas estruturas administrativas das freguesias. Finalmente, da Proposta de Lei n.º 44/XII, foi ainda destacado o novo órgão Conselho de Freguesia que será um elemento consultivo da assembleia de freguesia.
Nas próximas semanas realizam-se os debates com o restantes partidos. Pode ver aqui o calendário completo destas sessões.
Vítor Silva
Associação de Cidadãos do Porto