De: Cristina Santos - "Ah o Teatro..."
Junto-me a José F. Alves, para dizer: vão ao Teatro, não porque os profissionais o mereçam, esse não deve ser o motivo, se não for na cidade eles têm lugar em qualquer uma, devem ir porque não aproveitar é desperdício de oportunidade, é não poupar o nosso dia a dia, é gastar o tempo sem rentabilizar grandes momentos.
Poucos prazeres superiorizam o de assistir uma peça de Teatro no TNSJ ou em Carlos Alberto, num sábado à noite, descer às galerias, circular por uma cidade repleta de vida e juventude, com a movida, música e missas de Burros que às vezes acontecem. Peças “regionais”, como a que a companhia Visões Úteis levou a cena em Dezembro, com os seus Monstros de Vidro, onde é retratada a cidade, as suas vivências, e a sua mudança em 10 anos. (Por exemplo: recorda uma metáfora antiga, a do flautista, sinónimo dos tempos que correm, se quem trabalha não tem recompensa, desaparecem as crianças. Ou a rábula do cacto que é plantado num logradouro algures na Baixa do Porto). Brilhante. Como aliás tem sido a maioria das peças levadas a cena nestes 2 distintos espaços da nossa cidade. O Teatro Helena Sá e Costa é também uma boa opção, e o valor dos bilhetes atractivo.
Infelizmente nos últimos meses as plateias têm diminuído, e em 2012 temos programação repetida. Mas pode ser uma oportunidade para quem perdeu Exactamente Antunes. Há 30% de desconto à quarta-feira. E, de resto, pode meter-se a mão ao bolso de facto, mas para sacar um cartão AXA ou outro daqueles protocolados que dão descontos altíssimos, quando o bilhete é adquirido antecipadamente. Agora com o Gato e os M, com as ruas cheias de gente, não há desculpa. O teatro da cidade, e ainda que efectivamente o encenador seja muitas vezes o mesmo, é um balão de ar com uma qualidade acima da media nacional, ok Lisboa é imbatível em alguns casos, mas há programação partilhada. Vão ao Teatro!
Cristina Santos