De: Pedro Figueiredo - "SRU: saber o que se está a fazer e para isso contratar quem saiba é o mínimo"

Submetido por taf em Segunda, 2011-11-14 16:31

Em Lisboa, tanto quanto julgo saber, a Arquitecta Helena Roseta está a fazer um bom trabalho na CML. Vejam por exemplo o que se está a fazer através do Plano Local de Habitação de Lisboa: aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, etc, etc... Outros "nomes" com provas dadas e conhecimento "técnico" (técnico, humano e social) trabalham em programas públicos que investem na cidade. O Arq.º Manuel Salgado, o Engº Nunes da Silva, por exemplo. Não são estrelas. Há consultas públicas feitas à população, há discussões públicas, há orçamento participativo.

São pessoas que sabem o que fazem porque para isso estudaram, acumulando saber de experiência feito e, claro, trabalham em equipa... Há equipas a trabalhar nestes projectos para Lisboa. Há "projecto" para a cidade de Lisboa, porque para tal saber o que se está a fazer e para isso contratar quem saiba é o mínimo... Sem vergonha de serem projectos públicos (ah, o "estado" que é preciso abolir, a ideologia PSD aqui do Porto e de Portugal). Há tudo o que não há no Porto. A SRU não tem visão. Não tem projecto. não percebem nada do que é a arquitectura do Porto, senão não insistiam nesta coisa do Quarteirão - elefante branco que nunca mais acaba e vai custar caríssimo (Corpo da Guarda, Cardosas). Numa 2ª fase, nada do que diz respeito aos Portuenses é falado e discutido com os Portuenses.

Rui Moreira é apenas "Rui Moreira". Rui Moreira é um nome, é um comentador, é alguém conhecido. Não é o Arq.º Manuel Correia Fernandes, não é o Arq.º Manuel Fernandes de Sá, ambos com provas dadas e conhecimento urbano e arquitectónico. Só para dar dois exemplos entre muitos possíveis que podem e devem contribuir para a cidade, numa SRU, por exemplo. Quem dirige a SRU tem de saber o que se está a fazer e para isso contratar quem saiba (é o mínimo). Arlindo Cunha? grande personalidade...Ricardo Figueiredo ex-vereador? Ausente... Ou o outro vereador que ía deixar construir 7 pisos de habitação em cima do Bolhão contra o PDM da cidade... (já não me recordo o nome do senhor, lamento). A questão é política e é de Esquerda e Direita também. O PSD apresenta "políticos" sem visão, fracos, mal preparados... ou tecnocratas, na melhor/pior das hipóteses. A cultura vê-se no dia-a-dia. Não é uma coisa inacessível. Cultura é pôr quem sabe à frente das coisas. Cultura não é um ministério para acabar, não é um insulto que se apupa à esquerda... em jeito de "seus intelectuais", "seus cultos"...? De que agora, de cada vez que ouço falar em PSD, saco da minha máquina de calcular... A dívida que Rui Rio tem para com o Porto é enorme. De facto, o senhor deve-nos mais de 10 anos de sub-desenvolvimento. (Quero lá saber que ele tenha "as contas em dia" da CMP, se a cidade recuou um século?)

P.S.: Alguém sabia que uma grande parte da dívida da CML se prendeu com o programa PER, no qual foi possível acabar com as barracas na capital? Há dívida legítima e há dívida ilegítima. Gostava que a CMP tivesse mais dívida legítima para com o Porto, do que dívida ilegítima.