De: Luís de Sousa - "Fusão de Freguesias"

Submetido por taf em Sexta, 2011-10-14 14:25

Há já uns meses, por altura da divulgação da reorganização do mapa de freguesias de Lisboa, iniciei um pequeno exercício estatístico tendo por base os Censos 2001 (uma vez que eram os únicos dados disponíveis na altura) onde usando relações de escala geográfica e demográfica estabeleci uma nova reorganização da Cidade do Porto. O objectivo não foi tanto estabelecer uma resposta para a reorganização da cidade do Porto, mas sim traçar um cenário onde algumas das freguesias de poderiam fundir, devido à paridade que já hoje em dia assumem em termos de usos e de usuários.

Assim a cidade ficaria organizada em 9 freguesias, de diferentes escalas, onde as maiores se manteriam e as mais pequenas em termos de área e população se fundiriam. A lógica que me levou às soluções apresentadas surgiu sucintamente obedecendo às seguintes ideias.

  • BAIXA (Cedofeita + Santo Ildefonso): Freguesia que teria uma especial atenção à promoção e regulação do maior pólo comercial e hoteleiro da Cidade.
  • DOURO (Massarelos + Lordelo do Ouro): Freguesia incumbida da gestão ordenamento do território da zona Ribeirinha da Cidade com vista à consolidação urbana já em curso promovida pela iniciativa privada.
  • FOZ (Foz do Douro + Nevogilde): Freguesia responsável pela qualidade da orla marítima da cidade e pela gestão de equipamentos naturais como o Parque da Cidade e a sua relação com o mar.
  • MURALHAS FERNANDINAS (Sé + Vitória + Miragaia + São Nicolau): Freguesia do centro histórico, a funcionar como mecanismo de consolidação e preservação da zona da cidade classificada como Património da Humanidade.

Obviamente que estas ideias necessitariam de maturação, porém apontam uma visão de gestão integrada da cidade, onde cada freguesia teria departamentos próprios, articulados com o município na busca de uma cidade mais coerente e estruturada.

- Porto e Lisboa - dados em PDF baseados nos Censos 2001 (ver também quadro de 2011 para o Porto)

--
Nota de TAF: sobre este assunto, lembro a possibilidade de contribuição activa, tal como esta do Luís, dos participantes d'A Baixa do Porto.