De: Vítor Silva - "Ainda sobre os animais"
Uma pequena nota só para referir algo que foi apresentado em 2010 na Assembleia Municipal pelo cidadão Rui A. Costa Vieira no final da Assembleia de 15 de Março, membro da C.N.E, Comissão Nacional de Esterilizações, e que consistia numa "Petição Por uma campanha urgente e nacional de esterilização de cães e gatos".
"A política de abates maciços e indiscriminados como forma de luta contra o abandono e consequente existência de cães e gatos errantes, para além de profundamente cruel e chocante do ponto de vista ético, tem-se revelado ineficaz pois o número de animais abandonados, ou vivendo como tal, não pára de aumentar. A única forma de controlar a população de cães e gatos errantes é através de uma campanha intensa de esterilizações, de norte a sul do país, que incida em primeiro lugar sobre os animais negligenciados que procriam livremente e em segundo lugar sobre os animais de munícipes carenciados de forma a adequar o número de animais domésticos ao número de donos responsáveis existentes."
Eu não percebo grande coisa sobre este tema mas entre esterilizar ou deixar de dar de comer não faço ideia o que seja melhor. De qualquer forma parece-me que faz sentido tentar resolver algumas destas questões.