De: Augusto Küttner de Magalhães - "Fundação EDP Porto – Cruz Filipe"
É-nos possível – Maio de 2011 e até 3 de Julho – visitar no Edifício EDP, na Avenida da Boavista a Fundação EDP onde está patente a Exposição: Cintilações de Cruz Filipe. O espaço é novo e agradável, onde nos é possível ver pinturas de contemplação, com ausência – propositada - de pessoas, mas com a presença de Mar, Agua, Oceanos, Céu (Natureza) e fica-nos espaço de reflexão, muito bom. Entrada gratuita, vale ser visitada.
E, apesar de continuarmos neste nosso País, aos mais diversos níveis a viver em “quintais em feudos que se fecham sobre si próprios”, a Fundação EDP tem vindo – exemplarmente, dado que a Cultura é essencial, sempre - ininterruptamente a colaborar com a Fundação de Serralves e com a Casa da Música, na Cultura. Sendo que, sem ninguém ter de perder a sua identidade e individualidade, o seu espaço, o seu carisma, a sua diferença, quanto mais abertos “estes quintais se fizerem entre si”, neste nosso país tão pequeno, e tão de costas voltadas entre nós, por certo grandes quintas não isoladas aparecerão, e será bem melhor.
Parabéns à Fundação EDP, a Cruz Filipe, por estas magníficas pinturas e já agora à Casa da Música, sem dúvida um belíssimo espaço cultural e musical aqui no Norte, aqui no País e já agora em especial a Serralves pelo 8º Non Stop, já no sábado e domingo últimos de Maio (28 e 29). Serralves continua a ser Serralves, e apesar da Crise ainda defende e bem o espaço cultural que faz a boa diferença aqui no Porto, no País, no Mundo. Quando temos “coisas” boas não temos de ter vergonha de as bem defender, e o inverso também, bem assumir e melhor corrigir!
Augusto Küttner de Magalhães