De: Vítor Silva - "DespesaPublica.com"
Desde o dia 25 de Abril que está disponível o serviço DespesaPublica.com.
Com o lema "Saiba onde, como e por quem é gasto o dinheiro dos contribuintes" e seguindo as pisadas de outros projectos semelhantes em Portugal (transparencia-pt.org, desactualizado), Espanha (GastoPublico.es) e um pouco pelo resto do mundo, este projecto pretende disponibilizar de forma simples, organizada e detalhada a despesa do Estado. Para além da pesquisa e visualização dos contratos atribuídos, pode-se destacar a consulta do TOP de Entidades Contratadas e Adjudicantes (por valor e número de contratos), a ficha detalhada com toda a informação por entidade/empresa e ainda os ajustes directos que foram realizados a empresas recentemente criadas.
Este projecto segue a tendência global de reutilização por parte dos cidadãos da informação pública gerada pelo Estado (central, regional, local). Essa apropriação permite aos cidadãos explorarem os cenários que consideram mais importantes para a formação das suas opiniões, e que nem sempre condizem com os cenários que foram previstos na criação dos sistemas de informação do Estado, normalmente a funcionar mais como repositório de informação (veja-se o caso do site base.gov.pt). O lançamento do dia 25 de Abril é um primeiro passo deste projecto estando previstas não só a distribuição livre e em formatos abertos da informação que serve de base a este site, bem como a integração de outro tipo de despesa por parte das entidade públicas. No futuro também contamos disponibilizar uma API para a integração com outros sites.
Se gosta do projecto e tem disponibilidade e motivação para dinamizar e melhorar o DespesaPublica.com, precisamos da sua ajuda:
- especialistas em tecnologias de informação para ajudar a implementar novas funcionalidades;
- designers para encontrar mais e melhores formas de comunicar a informação existente;
- jornalistas para investigar, divulgar e contextualizar os dados disponibilizados.
E no geral todos os interessados que queiram contribuir com opiniões, comentários e sugestões.
A equipa do DespesaPublica.com
--
Nota de TAF: endereço alternativo em caso de sobrecarga - alt01.despesapublica.com