De: Correia de Araújo - "Perdas de população... e não só!"
Tenho acompanhado, aqui n'A Baixa do Porto, a discussão em torno das questões relacionadas com a reabilitação urbana e a reiterada questão da perda de população. Sabe-se que este não é um problema exclusivo do Porto, porém ele encontra no Porto uma evidência muito peculiar com forte incidência na própria dinâmica da cidade. Também é verdade que o Porto vem discutindo muito (mas nem sempre bem) esta problemática... levando mesmo a dianteira em relação a outras cidades com o mesmo denominador comum: a perda de população.
Ora, até a insuspeita Paris tem (teve) esse problema, tendo recuperado 86.000 habitantes, nos últimos nove anos, depois de ter perdido 170.000 nos precedentes quinze. E até Paris, a todo-poderosa, reclama e pede ajuda ao Estado!
--
Nota em jeito de resposta: Meu Caro Pedro Lessa, a única coisa que me torna (eventualmente) ilustre reside no facto de ter conseguido pô-lo a escrever, de novo, n'A Baixa do Porto. Não me acuse de usar o que quer que seja como "arma de arremesso" porque, se estiver minimamente atento ao que se vai escrevendo por aqui, facilmente constatará que esse não é o meu estilo. Deixe-me que lhe diga que o seu discurso (a roçar a sobranceria) sobre os "mesquinhos cidadãos" não é coincidente com o temor reverencial que deixa transparecer quando se refere aos "Mestres" (com maiúscula). E mais não digo!
Cumprimentos
Correia de Araújo