De: Pedro Aroso - "É um grande abuso..."
Para quem não sabe, o "Sr. Francisco Rocha Antunes", como alguns teimam em tratá-lo, é licenciado em Gestão de Empresas. Eu sei que para ele o título de "Doutor" não é importante, até porque identifica-se sempre como "Promotor Imobiliário". Vamos acreditar que esta "deselegância" na forma como por vezes se dirigem ao Francisco se deve apenas ao desconhecimento. Prestado este esclarecimento, gostava de referir o seguinte:
1. A mim não me choca que a Câmara do Porto lance um concurso de ideias aberto a qualquer analfabeto. O poeta Aleixo não sabia ler nem escrever, mas inspiração não lhe faltava.
2. A questão está em saber se uma intervenção no desenho do tecido urbano da cidade pode ser confiada a gente sem as necessárias habilitações. Na minha opinião, não.
3. Assim sendo, pergunto: mas afinal para que serve este concurso?
Ainda existem neste país muitas autarquias que recorrem ao serviço de desenhadores e outros habilidosos para elaborar projectos de arquitectura de edifícios municipais (posso dar dezenas de exemplos). Espero que a CMP não esteja a preparar-se para seguir o exemplo.
Pedro Aroso