De: João Brandão - "Projecto Residencial M. - Red Bull Music Academy - Convite"

Submetido por taf em Sexta, 2011-02-04 15:03

Cartaz

O projecto, baptizado Residencial M (música), é um projecto de residências artísticas efémero, informal e de experimentação. No Red Bull Music Academy - Porto Hub foram desafiados artistas de rua, arquitectos, músicos, artistas vídeo e outros criativos para, durante um curto período de tempo, ocuparem um imóvel vazio, no centro histórico da cidade do Porto. As portas desta residencial diferente estarão abertas ao público das 14h00 às 20h00 de 8 a 12 de Fevereiro para que todos possam observar ao vivo o processo criativo dos artistas.

Pela primeira vez na cidade do Porto um imóvel devoluto vai servir de suporte para que 10 criativos possam reflectir sobre a condição de abandono e por sua vez da reabilitação criativa. Esta será a primeira Residencial, a nossa primeira aventura pelo mundo dos espaços vazios do Porto. Levaremos connosco artistas para que nos ajudem a inaugurar novas formas de ver um espaço e mostrar como se pode recuperar do abandono reocupando criativamente. A experiência está no uso diário das coisas, sejam os antigos azulejos da fachada, a grande escadaria central, o armário vazio esquecido. O espaço será aceite e ocupado no seu estado actual, as teias de aranha ficarão no seu lugar, o estuque continuará a cair lentamente.

De 10 a 12 de Fevereiro, das 14h às 20h as portas do Palacete localizado na Praça da Batalha nº1 estarão abertas para quem quiser entrar. Inês d'Orey, Ana Luandina, MaisMenos, Miguel Tavares, Ivo Teixeira, Inês Gama, Crere, Skrei, Blob e Shooters serão os primeiros a liderar esta empreitada cultural, artística e criativa. Os seus planos de reabilitação poderão ser testemunhados por todos os interessados e como em qualquer obra o processo estará à vista. Durante a tarde de dia 10 os artistas convidados estarão a trabalhar ao vivo num work in progress necessário e estimulante, que dará vida ao Palacete. Contamos com todos vocês para que possam presenciar esta nova experiência, e fazer parte deste novo movimento de reabilitação criativa.

--
João Brandão