De: Alexandre Burmester - "Via Nun'Álvares"
Após a decisão da Câmara do Porto de parar com o projecto original da Via Nun'Álvares, graças à intervenção na altura do seu Vereador Lino Ferreira, a Câmara e muito bem promoveu um concurso público. Infelizmente que esse concurso não foi feito nos melhores termos e por esse motivo não se traduziu numa aposta generalizada da classe profissional, nem nacional nem estrangeira. Só sobrou um número limitado de concorrentes. Quantidade não é sinónimo de qualidade, mas nestes casos pode ajudar. Sem querer fazer avaliações sobre concorrentes e trabalhos que desconheço, os cinco trabalhos seleccionados irão ser apresentados a público no dia 27 de Janeiro, tal como veio aqui publicitar o Presidente da Junta de Freguesia de Nevogilde.
Esta apresentação é o culminar da postura da Junta de Freguesia, que despoletou a crítica contra o projecto original, que veio sugerir e conseguir que se fizesse o concurso, e que defendia a apresentação pública dos trabalhos pelos concorrentes antes de uma decisão final. Este é um excelente exemplo de intervenção urbana, na qual a Junta da forma mais correcta conseguiu mobilizar os cidadãos. Devia servir de exemplo para muitas coisas e principalmente para a gestão urbana. Quero antes de tudo felicitar o seu Presidente João Luis Rozeira.
Espero que o auditório não seja demasiado pequeno para poder tirar a curiosidade daqueles, que como eu, estão ansiosos para poder ver as soluções para a maior intervenção em área que se avizinha na cidade do Porto. E também para poder assistir à apresentação pública de trabalhos a concurso, prática esta infelizmente pouco ou nada usual na gestão urbana.
Alexandre Burmester