De: Teodósio Dias - "O alojamento noutras terras"
"En 9 ans, Paris a gagné 86.000 habitants, parmi lesquels beaucoup de familles, de jeunes, alors que nous avions perdu 170.000 habitants dans les 15 années précédentes", a affirmé le maire de Paris. "Nous sommes dans une ville qui gagne beaucoup d'habitants mais où les loyers ont doublé en dix ans et le prix du m2 a augmenté de 36% en 5 ans".
Acho que seria interessante comparar a situação do alojamento na nossa cidade. Já não falo das metrópoles europeias mas de algumas "terreolas" das quais nos sentimos próximos: Vigo (tão perto e tão longe).
- Pergunta 1: Quantos habitantes perdeu o Porto nos últimos 5 anos?
- Pergunta 2: Qual o preço do metro quadrado (em aluguer na cidade)? - Já não faço aquela pergunta que deveria ser feita num país que se farta de proclamar que a mobilidade é importante para os cidadãos.
- Pergunta 3: Quantos habitantes ganharam Gaia, Maia e outras urbes "periféricas"?
- Pergunta 4: Qual é a percentagem de alojamentos para aluguer e para venda na cidade em que habitamos?
- Pergunta 5: Porque continuamos a olhar para o SAAL Norte tantos anos depois? - com uma data de sub-questões... porque ainda existem ilhas no Porto? porque é que as ilhas já não têm as portas abertas para a rua? porque é que pessoas que habitam ilhas as preferem aos bairros (ditos) sociais?
Porque não tentamos responder a um certo número de questões actuais e nos preocupamos tanto do passado e tentamos apostar num futuro cada vez mais incerto?