De: Augusto Küttner de Magalhães - "Centro Histórico, véspera de Natal, 18h00-19h00"
Umas excelentes fotografias que TAF nos mostra, sobre/do Centro Histórico, véspera de Natal, 18h00-19h00, com poucas ou já quase nenhumas pessoas. Em outros locais do Porto, até às 20h00 ainda havia muitas pessoas nas ruas e pelas ruas, mas depois tudo foi para casa, para muito mas tarde voltarem, muitos a sair, dado terem estado a festejar a noite em casas de familiares ou amigos.
Mas o centro do Porto ainda vai tendo alguma vida, claro que deveria ter muita mais, claro que o deixou de ter a exemplo de tantas, mesmos tantas, cidades ditas desenvolvidas, dado que o desenvolvimento, até hoje, foi significando deixar "morrer" os Centros antigos, para construir "necessariamente!" novo, nas periferias. Este modelo por todas as razões que todos conhecemos deixou de ser sustentável, e por certo vai ser necessário, com vontade e a baixos (devidos) custos, recuperar o que se deixou ao abandono. Se assim for feito, será uma forma de reanimar, realçar, o que todos os Centros Históricos de bonito têm hoje ao abandono, para bem melhor ficarem.
Numa fotografia anterior TAF legendou: "No próximo Natal há-de estar mais luz (mais gente) a esta hora no Centro Histórico". Por certo que a crise vai trazer um modelo diferente, e espera-se que sem forte sofrimento, mas antes com muito mais bom senso, seja, possa/deva ser: "No próximo Natal mais luz (mais gente) no Centro Histórico do Porto". Bom ano 2011, apesar da crise, e esperemos, todos, tudo putativamente muito diferente, para sermos muito melhores. Veremos as fotografias dentro de um ano que por certo TAF nos vai, aqui, querer mostrar!
Augusto Küttner de Magalhães