De: Augusto Küttner de Magalhães - "Este ano já foi conseguido: 5 milhões de passageiros no Aeroporto do Porto"
Estão atingidos – já – os 5 milhões de passageiros a utilizar o Aeroporto Francisco Sá Carneiro no Porto, neste ano de 2010, convenhamos que se trata de algo a ser bem recebido, não só a passageira que conseguiu sê-lo, mas todo o Norte e evidentemente todo o País, por o ter conseguido. De facto numa altura em que tudo tende a ser negativo, ou tende para ser decadente, ter 5 milhões de passageiros no Aeroporto do Porto, ainda antes de terminar o ano, é muito positivo.
Como é evidente o mérito está distribuído ou deve sê-lo por muitos, a começar pelo Norte e pela sua – nossa – população, bem como pelo Turismo, mas também pelos negócios e oportunidades que continuam a existir, e algumas já não tradicionais a aparecer, bem como e sem duvida à Ryanair pela sua placa com aviões em permanências aqui no Aeroporto Francisco Sá Caneiro. Numa altura em que não se perspectivam crescimentos na aviação dita de bandeira, a contínua boa presença de algumas de bandeira, nomeadamente a TAP, bem como as low cost, que não só a Ryanair, mas também a EasyJet e por certos outras, e a vinda de mais turistas, e de mais pessoas de negócios, aqui pelo aeroporto do Norte, é um estimulo a fazer mais e melhor. Ainda para mais depois de se poder ter sabido, por um inquérito feito à parte dos Aeroportos e das Companhias de Aviação, que os turistas que por aqui nos visitam gostaram muito do que viram, do que comeram, da nossa grande simpatia, dos nossos hotéis, unicamente pediram/sugeriram mais limpeza e mais cuidados junto aos Centros Históricos, bem como uma sinalética mais moderna e mais informativa, o que por certo facilmente será conseguível.
O nosso País tem pela frente grandes desafios de competitividade, mas se nos for possível rapidamente agarrar o que sabemos serem conseguidos e produtivos, seria de não perder a oportunidade. O turismo, o vinho do Porto, ainda os bons têxteis, as confecções de muita qualidade, o calçado de melhor qualidade, e muitos novos negócios aqui pelo Norte são possíveis, se houver uma continuada vontade de o fazer, dado que capacidade e empenho existem se se entender que somos capazes, que sabemos bem-fazer e melhor nos organizarmos – pondo completamente de lado o velho “desenrascar”, hoje já não dá - o que por vezes parece ser uma dúvida, devendo ter que ser uma certeza.
Estão todos de parabéns, todos os que conseguiram uma vez mais fazer realçar o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, a sua utilidade, o seu progresso, o seu desenvolvimento. E sem ter de mais Aeroportos construir – neste nosso não grande País, em tamanho -, dado que não se espera que as capacidades existentes - em todo o País - deixem de aguentar os próximos anos, será por certo de melhor conservar e até melhor capacitar tudo o que hoje temos a nível de aeroportos -, que não só mas também o Aeroporto do Porto -, e por certo no próximo ano mais motivos para comemorar existirão, bem como mais ânimo, em obra feita e a sempre melhor fazer, e melhor sempre conseguir.
Augusto Küttner de Magalhães