De: Vítor Silva - "O Porto em Conversa - Outubro 2010"

Submetido por taf em Quinta, 2010-10-21 23:57

Desde a última mensagem passou mais um mês de Porto em Conversa com muitos temas variados.

Continuando nas apresentações do IV Encontro Convergir, ficou disponível a apresentação de Pedro Alarcão que apresentou a associação Veranda – Associação para a Conservação e Divulgação do Património de Montanha e os projectos que têm desenvolvido, ligados principalmente à protecção do lobo ibérico.

Como tinha prometido no mail anterior, começaram a ficar online algumas intervenções realizadas no Colóquio “Ilhas, bairros sociais e classes laboriosas” realizado na FLUP. As apresentações que já estão online são a do arquitecto Eliseu Gonçalves sobre os primórdios da questão habitacional e social no Porto referindo como exemplos concretos os Bairros Operários do Comércio do Porto (1899-1914) e Blocos da Rua Duque Saldanha (1938-1940) e da arquitecta Maria Tavares sobre as experiências das Caixas de Previdência no domínio da habitação económica durante o terceiro quartel do séc. XX.

Reparo agora que afinal este foi o mês dos arquitectos já que também inclui a minha entrevista à arquitecta Adriana Floret onde falámos sobre a reabilitação urbana no Porto, as diferenças entre reabilitação e construção nova, as Casas de António Carneiro e a segunda edição das Jornadas de Arquitectura Sustentável.

Do mundo digital ficou a conversa com Tiago Assis e Ademar Aguiar sobre a Internet School on Digital Transformation, um evento que se realizou no Porto de 25 a 30 de Julho. Este evento que é organizado no âmbito do protocolo entre Portugal e a Universidade de Austin tem como tónica central a ideia de que a tecnologia digital está a transformar o mundo e esta conversa serviu para ficar com uma ideia de como correram esses dias (parte 1 e parte 2).

Conto convosco para continuar a acompanhar e a divulgar o podcast.
Para críticas, comentários e sugestões podem-me encontrar em twitter.com/vitorsilva
--
blog.osmeusapontamentos.com