De: Carolina Medeiros - "Arquitecto inglês Patrick Lynch em conferência na Casa da Música"
Patrick Lynch | Lynch Architects - conferência em trânsito #034
Porto, 20 de Outubro 2010, Quarta-feira, 22h00 - Casa da Música – Sala 2
A Ordem dos Arquitectos Secção Regional Norte, OASRN, promove a 20 de Outubro, Quarta, 22h00, a conferência 'em trânsito' #034 proferida pelo arquitecto inglês Patrick Lynch do Atelier Lynch Architects. A iniciativa integra as comemorações do Dia Mundial da Arquitectura 2010.
Lynch Architects é um premiado atelier fundado em Londres por Claudia e Patrick Lynch, juntamente com David Evans. O atelier foi distinguido com o Building Design's Young Architect of the Year Award 2005-6 e representou a Irlanda na Bienal de Veneza de 2008. Claudia e Patrick Lynch têm apresentado conferências em várias instituições de prestígio, como a Cooper Union, da Universidade da Pensilvânia, Trinity College Dublin, Cambridge, Edimburgo e Associação dos Arquitectos de Bergen. Os seus clientes incluem a Land Securities, Multiplex, Hammerson, Urban Splash, várias autoridades locais e alguns clientes privados. Embora o atelier tenha vindo a desenvolver sobretudo projectos de grande escala, o seu trabalho inclui também casas residenciais e empreendimentos comerciais de artes e projectos comunitários, dando bastante importância às características sociais, ecológicas, históricas e económicas dos locais.
Patrick Lynch descreve assim o seu percurso profissional “dirijo um atelier com 15 pessoas em Clerkenwell, no centro de Londres, junto com dois co-directores: a minha mulher Claudia Lynch e o nosso sócio David Evans. Nasci em 1969 fora de Londres. Estudei Arquitectura na Universidade de Liverpool (1987-93), em seguida trabalhei na Alemanha durante dois anos. Concluí, então, um Master of Philosophy na Universidade de Cambridge (1995-96). Ensinei na Architectural Association 2001-03 e ensino na London Metropolitan University desde 2005. Nesse ano, Lynch Architects ganharam o Prémio britânico de Jovem Arquitecto do Ano. Em 2008 representei a Irlanda na Bienal de Arquitectura de Veneza. Actualmente, o atelier desenvolve uma série de grandes edifícios e espaços públicos em Londres, incluindo uma nova biblioteca pública e habitação social em frente a Victoria Station; um conjunto de escritórios e parque urbano com 37.000m2 em frente à catedral de Westminster. Estamos também a trabalhar na renovação dos espaços verdes da abadia de Barking, na parte oriental de Londres, onde as ruínas históricas e os antigos jardins serão integrados num plano de pormenor para re-ligar o centro urbano ao rio, através de uma nova paisagem que incorpora áreas de lazer, teatros ao ar livre, equipamentos desportivos e diversos enquadramentos para arte pública e experiências de interpretação da história do sítio. Encontro-me ainda a trabalhar no Doutoramento Praxis em part-time, sob orientação de Peter Carl e Joseph Rykwert, que investiga o papel, se existe, que a escultura pode desempenhar na prática arquitectónica contemporânea. Visitei o Porto inúmeras vezes, já, e sou um enorme fã da cidade e dos seus arquitectos".
O arquitecto Paulo Moreira fará a introdução da conferência.
Mais informações em www.lyncharchitects.co.uk
Os bilhetes para a conferência no Porto custam 3,00 euros e estão à venda única e exclusivamente na bilheteira da Casa da Música. A conferência será proferida em inglês, sem tradução.
Algumas imagens da conferência "em trânsito" #034 estão disponíveis para download
--
Carolina Medeiros, Assessoria de Imprensa, 222 074 255 / 919439581, comunicacao@oasrn.org, www.oasrn.org
Notas: o ciclo de conferências de arquitectura “em trânsito” é uma linha de programação aberta da OASRN que tem como objectivos: apoiar, partilhar e ampliar a programação cultural em função de oportunidades de presença de conferencistas num território nacional ou vizinho; estabelecer parcerias com outras instituições para alargar o âmbito de participação em eventos por estas organizadas. O ciclo, iniciado em 2005, já contou com a participação dos arquitectos Nikolaus Hirsch (Alemanha), Florian Nagler (Alemanha), Marcel Meili (Suiça), Juan Ignacio Intxausti (Espanha), Mark Wigley (Estados Unidos), Hans Ibelings (Holanda), Walter Angonese (Itália), Sergison Bates (Inglaterra), Peter St. John (Inglaterra), Angel Alonso (Espanha), Andrej Hrausky (Eslovénia), Sheila O’Donnel + John Tuomey (Irlanda), Hermann Czech (Áustria), Jamie Fobert (Canada), Marion Weiss + Michael Manfredi (E.U.A/Itália), Alexandros Tombazis (Íem), Andrea Deplazes (Suíça), David Adjaye (Tanzânia/Inglaterra), William J. R. Curtis (Inglaterra) + Eduardo Comas (Brasil), Plasma studio (Inglaterra), Eduardo Souto Moura + Álvaro Siza (Portugal), Günther Vogt (Liechtenstein), Gesine Weinmiller (Alemanha), Gary Chang (China), Gesine Weinmiller (Alemanha), Práticas Pares / Pairing Practices com Alain Roserens, José Manuel Carvalho de Araújo, Nuno Brandão Costa, Yves Stump, Jean-Paul Jaccaud, Paula Santos, João Pedro Serôdio e Andreas Bründler (Portugal/Suiça), Yung Ho Chang (China), Eloy Algorri García (Espanha), João Carrilho da Graça (Portugal), Sylvia Ficher (Brasil), Denise Scott Brown (Zimbabwe/EUA) e Grafton Architects (Irlanda).