De: Cristina Santos - "A falta de objectividade dos dados..."
O Relatório de Competitividade Global 2010 - 2011, World Economic Forum, considera como primeiro pilar para o desenvolvimento e riqueza económica de um país, a existência de um ambiente institucional são, leal e eficiente, como forma de ultrapassar a crise. Acho que quanto a isto, teoricamente, estamos todos de acordo.
Na análise feita ao nosso país, os principais obstáculos ao investimento identificados foram: burocracia governamental ineficiente, regulamentação laboral, instabilidade política e impostos ... Até aqui também estamos de acordo, o nosso principal pilar está corroído, e o país está prestes a desabar nas nossas cabeças. Não é novidade, todos os relatórios apontam nesse sentido. O que nós precisávamos era de um relatório mais sofisticado, que nos esclarecesse se a eventual desaprovação das medidas drásticas propostas pelo actual Governo corresponde a uma deslealdade institucional para com o país. Sem um relatório desse tipo não conseguimos concluir nada, vemos perfeitamente o problema e já conhecemos de cor esses dados, mas não chega, necessitamos de mais objectividade...
Cristina Santos
--
Nota de TAF: escreve Vítor Silva - "No ano passado eu também tinha falado disso. De notar que do relatório anterior para este o factor ineficiência piorou, passando de 19,4 para 20,6"