De: Augusto Küttner de Magalhães - "Continuado desrespeito pelos peões em passadeiras!"
No Porto na Avenida da Boavista, no cruzamento com a Avenida Marechal Gomes da Costa, existe uma passadeira, com sinalização controlada por semáforos – em frente ao Monumento ao Empresário de José Rodrigues! No sentido descendente - Avenida da Boavista - o semáforo para os peões fica temporariamente verde, e em simultâneo para os automobilistas que descem Gomes da Costa e virão para baixo fica o semáforo como alerta-aviso amarelo. Ou seja, indiciação de prioridade aos peões na passadeira!
O desrespeito é total da parte dos automobilistas, se enquanto peão “se tenta passar legal e devidamente” na passadeira o risco de atropelamento é enorme, para além de que quando se consegue passar – vitória -, o desagrado mostrado pelos automobilistas é a “norma”. Logo, para além de tudo o mais estamos com um tremendo problema educacional - não de instrução na condução -, muito mais do que isso, "falta de chá"!
Mau grado não haja aceitação para este facto, estamos todos a necessitar de aulas de bons modos, de bons princípios, de respeito por nós e pelos nossos iguais. Sem religiosidade nem nada de parecido, unicamente aprender a viver civilizadamente em sociedade! Sendo que neste aspecto que directamente implica feridos, estropiados e até mortos, talvez um alerta mais convincente seja indispensável. Ou talvez não, deixemo-nos viver na selva, matemo-nos uns aos outros, salve-se o mais forte, no caso o que tem automóvel!
Augusto Küttner de Magalhães
Notas:
1- Faço notar que sou peão mas também sou automobilista, e porventura também serei mais um selvagem!
2- Não estou a fazer mais nada que não alertar todos e cada um para conseguirmos viver em mais paz no trânsito do dia a dia, no caso na cidade do Porto!