De: David Afonso - "O problema da comunicação"

Submetido por taf em Domingo, 2010-09-19 23:16

Quem consultar o site oficial da Câmara Municipal do Porto vê coisas do arco da velha. Não, não me estou a referir àquela coisa meia esquisita entre site municipal (pago por todos nós), blog pessoal, órgão oficial da coligação CDS-PP/PPD-PSD e jornal de província. Consultado a página "Executivo" somos agraciados com fotografias e biografias resumidas dos membros da coligação no poder. Até aí tudo bem, é normal encontrar este tipo de informação nos sites municipais. Agora experimentem consultar a página "Vereadores da Oposição". Aí, apenas estão disponíveis os nomes dos eleitos. Nada de foto, nada de biografia. Duas perguntas: Trata-se de um site particular da coligação CDS-PP/PPD-PSD ou de um site público da Câmara Municipal do Porto? Os representantes eleitos pelos partidos da oposição (PS e PCP) não têm a mesma dignidade que os eleitos da maioria?

Apesar da diferença de tratamento dado a um e outro caso, ambos cultivam a mesma atitude de distanciamento: nenhum vereador das quatro forças partidárias da CMP disponibiliza no site o seu email de contacto. Não existe, à partida, a mínima possibilidade de contactar os nossos vereadores (do executivo ou da oposição) via email. O Olimpo, como se sabe, não é acessível aos mortais.

Mas há mais. Esta semana tentei entrar em contacto com os senhores deputados da Assembleia Municipal do Porto. A intenção era benigna: pretendia tão-só convidar os nossos excelentíssimos representantes a estarem presentes num evento a decorrer na cidade. Procurei no site e nada! Contactei o serviço de atendimento telefónico da Câmara (muito simpático e atencioso, de resto) mas não me puderam ajudar. O único contacto disponível ao público é o email geral (já agora: assmunicipal@cm-porto.pt). O convite lá foi enviado, resta saber se chegou aos destinatários finais...

Andamos um pouco embrutecidos e achamos tudo isto normal. Eu nem por isso. Apenas reclamo que os senhores vereadores e deputados se dignem de escutar as vozes de burro. Basta colocar o vosso email à disposição de quem se deu ao trabalho de vos eleger.

David Afonso