De: Assoc. Cidadãos do Porto - "Aeroporto Sá Carneiro"
Associação de Cidadãos do Porto – Nota de Imprensa - Porto, 6 de Setembro de 2010
A Associação de Cidadãos do Porto (ACdP) tem vindo a acompanhar atentamente os resultados do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Após a realização de várias projecções de evolução de tráfego de passageiros para os próximos meses verificamos que, a manter-se o actual crescimento homólogo de 15%, o aeroporto terminará o ano de 2010 com 5,2 milhões de passageiros processados.
Estes valores são significativos, uma vez que significam que o Aeroporto irá superar já este ano a projecção definida pela ANA para 2011 (5,1 milhões) no seu Plano Director para este Aeroporto. Estes valores provam, sem sombra de dúvida, que estavam errados todos aqueles que nos últimos anos disseram que o Aeroporto do Porto não era rentável e que os investimentos nele efectuados não tinham retorno.
Mais, a projecção efectuada pela ACdP para 2011 é de pelo menos 6 milhões de passageiros, o que corresponde à actual capacidade limite do aeroporto. E se, por um lado, estes valores revelam o sucesso deste Aeroporto, por outro lado são também razão para preocupação, uma vez que até à data a ANA não anunciou o início dos trabalhos de expansão do Aeroporto. Sem essa expansão, existe o risco de o Aeroporto entrar em ruptura já no próximo ano, o que resultaria no desvio de passageiros para o Aeroporto de Santiago de Compostela, com as consequentes implicações na perda de competitividade do Aeroporto português face ao espanhol. Acresce ainda que este investimento não só permitiria rentabilizar ainda mais os investimentos já realizados, como também é susceptível de apoios comunitários.
Incitamos, assim, a ANA a iniciar imediatamente a nova fase de expansão do Aeroporto para a capacidade de 9 milhões de passageiros-ano, como aliás tem previsto no seu Plano de Desenvolvimento para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro.