De: Luís Gomes - "O Porto e a sua polícia municipal"
"Paredes riscadas, lixo e mau cheiro em Carlos Alberto
Maioria das obras na via pública é feita sem um pedido prévio à Câmara do Porto
Cordoaria é um paraíso para estacionar grátis"
Seleccionei estes 3 links do clipping aqui feito para deixar aqui uma reflexão: o que faz a Polícia Municipal (PM) em geral e a do Porto em particular?
Nos últimos anos, é notório o aumento de patrulhas da PM de dia e de noite um pouco por toda a cidade. Para além do aumento de efectivos, foram adquiridos mais veículos ao abrigo de uma nova imagem para esta força policial. As intenções foram boas, o dinheiro bem empregue mas os resultados não são satisfatórios:
- a) Na fiscalização do estacionamento nos parquímetros, passadeiras e segunda fila;
- b) Na regulação e zelo de aglomerados (ex: concertos, animação nocturna etc.)
- c) Nos actos de vandalismo (ex: graffitar, vandalizar paragens STCP, incendiar contentores)
- d) Na fiscalização de obras na via pública;
- etc..
Há cerca de umas semanas publiquei aqui a fotografia de um esqueleto de carro, que hoje ainda não está recolhido. Estou certo de que a PM passa naquele local diariamente.
Com toda a sinceridade, se fosse uma câmara de esquerda eu "dava um desconto", mas sabendo que é um executivo de direita fico chocado com a situação actual da cidade em matéria de fiscalização/segurança. Concretamente em relação ao estacionamento nocturno, eu julgo que é possível admitir excepções, sendo implacável com situações concretas: deveria ser possível estacionar em linha contínua com o mínimo de uma faixa de rodagem às Sextas e Sábados à noite. Pelo reverso deveria ser expressamente proibido o estacionamento em praças, largos, passeios, passadeiras e lugares de deficientes. Não sendo a solução óptima (os parques não tem capacidade para todos) seria um compromisso equilibrado.