De: José Machado de Castro - "Assim vai a Assembleia Metropolitana do Porto"
Junto para conhecimento de todos os interessados d'A Baixa do Porto, três documentos apresentados pelo Bloco de Esquerda na última sessão da Assembleia Metropolitana do Porto (19 e 27 de Julho).
- A "Recomendação pela despoluição do rio Ave" foi aprovada pela maioria dos deputados metropolitanos, tendo tido apenas os votos contra do PS.
- A proposta sobre o modelo de gestão do Aeroporto do Porto e a anunciada privatização da ANA (com uma apresentação de suporte em PDF) foi chumbada, tendo obtido apenas os votos favoráveis do BE e do PCP.
- À pergunta do BE em 27 de Julho sobre as diligências/iniciativas da Junta Metropolitana do Porto para fazer face ao flagelo dos fogos florestais na Área Metropolitana do Porto, o Presidente da Junta, Rui Rio, voltou a repetir que "a Junta não tem competências", resposta que o BE não pode aceitar, já que uma das principais competências daquele órgão autárquico é justamente a de "coordenar a actuação dos municípios no âmbito metropolitano". Quantos dos 17 municípios que constituem a Área Metropolitana do Porto não elaboraram os POM (Planos Operacionais Municipais) de combate aos incêndios florestais previstos na Lei nº 20/2009? - esta foi a pergunta do BE que ficou sem resposta.
Pel'O grupo Metropolitano do BE - José Castro