De: Raquel Pinheiro - "WochenKlausur e outros"
Cara Vânia, eu não acho o projecto dos WochenKlausur mau para a cidade. Faz-me é confusão isso de a um estrangeiro, ou a alguém da área das artes, ser sempre tudo facilitado. É verdade, o que não faltam no Porto são prédios para recuperar/restaurar. Mais difícil é conseguir que os ditos nos sejam postos nas mãos pelas entidades a que pertencem.
Quanto a mudar de cidade, já o fiz em 1994. Voltei há três anos, por motivos de ordem pessoal. Mal possa o mais certo é ir-me outra vez embora. Ou seja, entre 1994 e 2010 o Porto, apesar de ser a minha cidade e dele muito gostar, não se tornou suficientemente motivante para me manter interessada em cá ficar. Mas, enquanto por cá estiver, continuarei a escrever sobre ele.
É certo haver muitos prédios recuperados ou em recuperação, o que é bom. Como também é certo grande parte da cidade estar a cair aos bocados e haver mais gente na Baixa à noite do que de dia. O que não é bom. Apontar os defeitos e o que é possível fazer melhor na cidade não é estar sempre a dizer mal. É querer que esta se torne mais acolhedora e atraente.